Augusto Almeida (foto: divulgação)
Na noite deste domingo, 15, um eclipse total da lua poderá ser observado do Brasil. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju Galileu Galilei (CCTECA), administrada pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoverá a observação com telescópios do fenômeno, também chamado de 'Lua de Sangue', na área externa do local, que fica dentro do Parque Augusto Franco. A observação iniciará a partir das 22h30.
De acordo com o coordenador da CCTECA, Augusto Almeida, a partir das 22h32, a lua ficará com o aspecto acinzentado, dando início ao eclipse. Às 23h27, a lua ficará ‘cortada’ e, 0h29, iniciará seu aspecto avermelhado. O ponto máximo do eclipse será registrado à 1h11, já na madrugada de domingo para segunda-feira.
“Além da observação com telescópios, haverá uma tela com explicações e simulações sobre o fenômeno. Para segurança de todos, o evento contará com a presença da Guarda Municipal de Aracaju. Não há limite de participantes e orientamos levar repelentes para quem pretende ficar até o fim da observação”, explica Augusto.
A partir de 1h53, a lua voltará ao tom acinzentado. O fim da observação acontecerá às 3h50, quando se encerra o eclipse e a lua cheia brilhará novamente. A CCTECA alerta que o evento poderá ser cancelado de acordo com as condições do tempo. O acesso ao local se dá pela lateral do Parque, no portão da avenida Oviêdo Teixeira.
Eclipse
Este é o primeiro eclipse total da lua de 2022 e, segundo astrônomos, também será o único. Depois do fenômeno de domingo, outro igual só poderá ser observado por brasileiros em 2025. O eclipse total lunar acontece quando a lua é ocultada pela sombra da Terra. Isso ocorre quando sol, Terra e lua encontram-se alinhados, com a Terra entre os dois.