PUBLICIDADE

Banner

Bariátrica em idosos reduz em 80% risco de problemas cardíacos

obesidade idosos.jpg

 
Uma pesquisa realizada pelo Medicare - seguro de saúde norteamericano - apontou redução de 60% na mortalidade de idosos submetidos à cirurgia bariátrica. 
 
Para chegar a esse número, os pesquisadores analisaram 189.770 pessoas com comorbidades limitantes, durante quatro anos. Os participantes foram divididos igualmente em dois grupos, um com aqueles que passaram pela cirurgia e outro, de controle, com pacientes obesos que não haviam sido submetidos ao procedimento. Houve mais índices animadores: o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca diminuiu 79% e o de infarto, foi 80% menor. Analisadas também as internações em hospitais de curta permanência, enfermagem especializada e cuidados de longa duração.
 
“Em ambos os grupos, tinham pessoas com hipertensão (80% em um grupo e 78% no outro), diabetes sem complicações (32% e 31%) e doença pulmonar obstrutiva (11% das pessoas em ambos os grupos), o que torna a comparação mais precisa", explica o cirurgião bariátrico e metabólico do Hospital Marcelino Champagnat, Caetano Marchesini.