As leguminosas são alimentos muito completos e têm vários benefícios. Um deles é a diminuição da absorção de colesterol, uma das principais causas de doença coronária, enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Tendo isso em mente, o jornal Diario Córdoba reuniu três leguminosas que deve privilegiar para equilibrar os níveis de colesterol. É fã? Confira abaixo:
Lentilhas
Estas leguminosas podem ter várias cores e são ricas em proteína, em ferro, ácido fólico, magnésio, fósforo, potássio e cobre. Contêm ainda fibras, ácidos gordos ômega-3 e são muito saciantes. 100 gramas de lentilhas cozinhadas apresentam apenas 108 calorias, 9,1g de proteína, 0,3g de lipídios, 16,7g de hidratos de carbono e 4,4g de fibra.
Ervilhas
Ricas em proteína de origem vegetal, tem um teor de gordura pouco significativo, se forem combinadas, por exemplo, com arroz. Além disso, fornecem-nos todos os aminoácidos essenciais.
Soja
É uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, magnésio, iodo e potássio. Existe em várias cores e pode ser consumida fresca, como bebida de soja, tempeh, tofu, óleo e, entre outros, miso.