PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Vinícius Cantuária

vinicius-cantuaria.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Natural de Manaus (AM), Vinícius Cantuária é cantor, multi-instrumentista e compositor. Iniciou sua carreira profissional no início dos anos 1970, como baterista do grupo 'O Terço', com o qual atuou até 1972. Nos anos de 1975 e 1976 integrou a 'Banda Atômica', que acompanhava Jorge Mautner em shows e gravações. Atuou, também, com Luiz Melodia, Gilberto Gil e Caetano Veloso.
Em 1981, teve seu primeiro grande sucesso como compositor, com a gravação de sua canção "Lua e Estrela", incluída no repertório do disco de Caetano Veloso "Outras Palavras", que atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas. No ano seguinte, gravou seu primeiro LP como artista solista, "Vinícius Cantuária", com destaque para sua composição "Coisa linda", música que viria a figurar nas paradas de sucesso.
Em 1984, lançou o álbum "Sutis Diferenças", no qual interpretou seu maior sucesso até hoje, "Só Você", que permaneceu no topo das paradas por meses e o lançou nacionalmente. Apesar de Cantuária ter sido o compositor e ter lançado a canção como sua, ela foi regravada por Fábio Jr. e se tornou um dos maiores sucessos da carreira do cantor paulista.
Ainda na década de 1980, lançou os LPs "Gávea de Manhã" (1983), "Siga-me" (1985) e "Nu Brasil". Atuou, nessa época, com Chico Buarque, com quem excursionou em turnê de shows do disco "Francisco".
Apresentou-se em Portugal durante o ano de 1989.
Lançou, em 1991, o CD "Rio Negro". Em 1992, compôs a música "Blue Jeans", de Angélica, em parceria com Evandro Mesquita. Fez parte, ao lado de Ritchie, Cláudio Zoli, Dadi e Mu Carvalho, do grupo 'Tigres de Bengala', com o qual lançou um CD, em 1993.
Em seguida, mudou-se para os Estados Unidos, onde gravou os CDs "Sol na Cara" (1996), produzido por Arto Lindsay, e "Tucumã" (1999). Em 2001, participou do disco "Look Into The Eyeball", de David Byrne.
Em 2011, lançou o CD "Samba Carioca"”, contendo suas canções “Praia Grande” (c/ Marcos Valle), “Orla” (c/ Liminha, Marcos Valle e Dadi), “Fugiu” (c/ Arto Lindsay), “Só Ficou Saudade" (c/ Paulo Sergio Valle), “Berlim”, “Julinha de Botas” e “Conversa Fiada”, além de “Vagamente” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli) e “Inútil Paisagem” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).
Em 2013, formou, com Dadi e o compositor e guitarrista norte-americano Jesse Harris (autor de “Don’t Know Why”, sucesso na voz da cantora Norah Jones) o 'Trio Estrangeiros', com o qual fez uma turnê de shows pelo Japão. Antes de seguir viagem, estreou o show no espaço Vizta (RJ), pelo projeto “Bossa, jazz e muito mais”.
Entrevistado pelo Bacanudo.com, Vinícius Cantuária citou algumas das suas preferências do dia a dia. Veja!
 
*Meu livro - "O Vermelho e o Negro", de Stendhal.
*Meu filme - "ET", dirigido por Steven Spielberg
*Minha música - "Trem das Cores", de 'Caetano Veloso'.
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Ficar  em casa.
*Minha bebida - Vinho tinto.
*Minha comida - Carne assada.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso - Meu estúdio.
*Minha fraqueza - Café com tapioca.
*Meu pecado - Não tocar trumpete.
*Meu vício - Ela, minha  mulher.
*Meu medo - De ficar sem violão.
*Minha flor - Rosa.
*Meu esporte - Futebol.
*Meu lazer - Caminhar.
*Minha etiqueta - Sempre acreditar.
*Meu cheiro - Suave.
*Meu ídolo - 'Didi', o mestre da bola. 
*Meu sonho - Chegar lá.
*Minha inspiração - A vida.
*Meu arrependimento - Não tenho.
*Meu compositor - 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante - 'Alvaro's', no Rio de Janeiro.
*Minha paisagem - Acordar e ver o céu.
*Minha indiferença - Para os políticos.
*Meu exagero - O Botafogo.
*Minha impaciência - A espera da hora do show começar.
*Meu lugar no mundo - Aqui e agora.
*Meu lugar na casa - Na cozinha.