Até parece que foi ontem! Mas, num piscar de olhos, hoje, 17 de março de 2022 estamos comemorando os 20 anos de inauguração dessa que é a terceira maior casa artística do Nordeste, o Teatro Tobias Barreto, fincado em Aracaju (SE), considerado um dos mais modernos espaços cênicos do Brasil.
Idealizado em um dos governos de João Alves Filho, seguindo à risca o projeto criado pelo arquiteto Rui Almeida, a obra do Teatro Tobias Barreto ficou paralisada por alguns anos, e somente dois governos depois, na administração de Albano Franco, foi concluída, momento este que foi recebido de braços abertos pela sociedade sergipana, não apenas por ser o nosso maior espaço cênico, mas pela qualidade de suas acomodações tanto para os artistas, para a cultura, quanto para o público em geral, com capacidade para acolher mais de mil pessoas.
Recentemente, no ano de 2019, o espaço foi contemplado com uma reforma completa, com o objetivo de torná-lo ainda mais acessível, seguro e confortável.
Palco de inúmeras apresentações ao longo dessas duas décadas, o Teatro Tobias Barreto já acolheu incontáveis shows de artistas nacionais e locais, apresentações de companhias teatrais e de dança sergipanas, nacionais e internacionais, concertos, festivais de música, festas corporativas, diplomações políticas, formaturas, espetáculos de final de ano de escolas e de dança, eventos políticos e muito mais.
Como forma de celebrar os 20 anos do Teatro Tobias Barreto, culminando com o aniversário de 167 anos da nossa Aracaju, o Governo de Sergipe, através da Funcap, vai pilotar na noite desta quinta-feira, 17, às 19h, no Teatro Tobias Barreto, uma programação inteiramente dedicada a homenagear estas duas datas tão relevamntes para o povo sergipano.
Com transmissão oa vivo pela Aperipê TV (Canal 6.1), a será marcada por solenidade de entrega das Medalhas do Mérito do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, a qual destaca os órgãos públicos e personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado. Na sequência, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), sob regência do maestro Guilherme Mannis, realizará um concerto “Especial Aniversário de Aracaju - Brasil 200 Anos”. A apresentação contará também com as participações dos artistas sergipanos: Antônio Carlos du Aracaju, Sergival, Lari Lima e Carina Lelis.
A entrada é livre e aberta ao público em geral, que será recepcionado por Popó Music, Cia De Dança Nelson Santos e Nu Tempo Dance Company. Salve!