PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Belô Velloso

Belô Velloso.JPG

(Foto: Divulgação)


 
Nascida em Santo Amaro, na Bahia, Belô Velloso é cantora e compositora, já lançou oito álbuns, o primeiro lançado em 1996, conta com mais de 20 participações especiais em coletâneas nacionais e compilações internacionais. Seu talento já foi reconhecido inúmeras vezes pela imprensa internacional.
É a terceira filha de Maria Isabel Vianna Telles Velloso (Mabel Velloso), escritora brasileira, e de Antônio Mesquita (in memory), sobrinha do cantor e compositor Caetano Veloso, e da intérprete Maria Bethânia. O seu nome artístico (Belô) surgiu através do apelido dado por Dona Canô (avó materna), que a chamava carinhosamente de “bibelô”.
No ano de 1990 (com 19 anos), Belô foi para o Rio de Janeiro, com o intuito de ser cantora. Seu trabalho é embasado na mistura da MPB e nas raízes nordestinas com o pop.
Em 22 anos de carreira, o conjunto de sua obra já vendeu mais de 300 mil cópias (incluindo áudios digitais) dentro e fora do mercado nacional.
Em 1997 lançou seu segundo álbum, “Um Segundo”, que veio com releituras de antigos sucessos como "A Vida Tem Dessas Coisas", famosa na voz de Ritchie, e "As Curvas da Estrada de Santos", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, além de novas composições de Alvin L., Zélia Duncan e Carlinhos Brown.
No ano seguinte estreou o programa de rádio chamado “MPB WebRadio”, tornando-se assim a primeira artista brasileira a apresentar uma rádio online, com músicas 24 horas por dia e a primeira webradio da internet brasileira, lançada pelo portal Universo Online, atingindo em seus oito anos mais de um milhão de ouvintes.
Em 1999 lançou seu terceiro disco, “Marés”, com músicas de Mabel Velloso, Mauro Mota e Jorge Salomão. Neste mesmo ano tornou-se a primeira artista a apostar no áudio digital integrando o casting da BMGV MUSIC, a primeira gravadora online legalizada da internet.
No ano 2000 lançou seu primeiro CD acústico, "Acústico - ao vivo voz & violão", produzido por Mauro Motta, com sucessos anteriores e novas canções.
Na sequência, em 2002, lançou seu quinto CD, “Pegue ou Largue”, produzido por Felipe Eyer e lançado pela PlayArte Music.
Realizou a mega turnê americana de 90 dias "Latinas, Women of Latin America", sob a coordenação artística da gravadora americana Putumayo e direção empresarial (international manager) da Columbia Artists, onde se apresentou em mais de 30 cidades para um público superior a 75 mil pessoas.
Belô foi a primeira artista brasileira a estrear sua própria loja virtual de música, intitulada "Belô Music", onde centraliza todas as vendas de seus aúdios digitais e lança gravações inéditas exclusivas para o internauta. E neste mesmo ano lançou seu sexto CD, “Belô Samba”, da sua coletânea de 10 anos como cantora e compositora.
Em 2009 ocorreu o lançamento do seu CD "Versão Brasileira", que ficou em 3º lugar na colocação dos mais vendidos no UOL Megastore.
O sucesso continuou e seu mais recente álbum "Versão Brasileira", permaneceu 63 dias consecutivos na lista dos mais vendidos das lojas digitais UOL Megastore e "eMusic", sendo que, 28 dias consecutivos em 1º lugar no "Top 10 Artista" e 44 dias consecutivos em 1º lugar no "Top 10 Album".
Em 2011 seu mais recente single, a versão em reggae do clássico do R.E.M., "Everybody Hurts", ao ser lançado em dezembro, rapidamente chegou ao 3º lugar do ranking entre as músicas mais vendidas, ficando abaixo somente de Adele.
Ao longo da sua trajetória, quatro de seus sucessos foram destaques nacionais: "Por Te Querer", tema da novela 'Porto dos Milagres' (Rede Globo), "Menos Carnaval", tema da novela da Rede Globo 'Era Uma Vez', "Desde que o samba é samba", tema do seriado Mulher (Rede Globo), "Toda Sexta-Feira", tema da campanha de lançamento do resort Costa do Sauípe, na Linha Verde baiana.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, a artista citou algumas das suas preferências. Acompanhe!
 
*Meu livro"Rita Lee: Uma Autobiografia".
*Meu filme - "Terra Estrangeira", dirigido por 'Walter Salles'.
*Minha música - "Bossa Nova".
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Ser de leão.
*Minha bebida - Coca-Cola.
*Minha comida - Boa.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - O palco.
*Minha fraqueza - A injustiça.
*Meu pecado - Torta de limão.
*Meu vício - A arte.
*Meu medo - Da maldade humana.
*Minha flor - Girassol.
*Meu esporte - Basquete.
*Meu lazer - Praia.
*Minha etiqueta - Elegância em todos os detalhes.
*Meu cheiro - De lavanda.
*Meu ídolo - Janis Joplin.
*Meu sonho - A paz.
*Minha inspiração - A tristeza é ainda a maior das musas, pra mim. Escrevo melhor quando estou triste.
*Meu arrependimento - Confiar nas pessoas erradas
*Meu compositor - Johann Sebastian Bach.
*Meu restaurante - Gosto de sabores exóticos. Nada comum!
*Minha paisagem - O mar.
*Minha indiferença - Para a falsidade.
*Meu exagero - Tudo. "Sou tímida espalhafatosa"!
*Minha impaciência - Pra gente ruim.
*Meu lugar no mundo - No meu coração.
*Meu lugar na casa - Um cantinho com um incenso e uma música pra relaxar.