PUBLICIDADE

Banner

Reciclagem de material escolar no Shopping Jardins

Instituto JCPM promove campanha de reciclagem de material escolar.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Não sabe o que fazer com aquela caneta, canetinha ou lapiseira que não funciona mais? Se descartados no lixo comum, estes materiais agridem o meio ambiente. A caneta, por exemplo, tem partes de plástico e metal que demoram décadas para se decompor, além da tinta conter material tóxico.
 
Com o objetivo de auxiliar a população nas práticas sustentáveis, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) adere ao Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita promovido pela empresa TerraCycle em parceria com a Faber-Castel®. Na caixa coletora instalada na sede do IJCPM em Aracaju (SE), é possível descartar: todos os tipos de lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco usados e que não tenham mais utilidade, independente da marca, e suas respectivas embalagens.
 
Todo material é enviado para a TerraCycle, líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade que atua em 21 países. Pelo processo de reciclagem, os instrumentos de escrita e embalagens são transformados em nova matéria-prima, chamada pellet. Este insumo é vendido e utilizado na produção de outros objetos como bancos, lixeiras. Além de contribuir com o meio ambiente, a iniciativa reverte parte dos recursos provenientes da comercialização do pellet em doações para instituições indicadas pelas organizações parceiras.
 
Veja onde descartar resíduos recicláveis no Shopping Jardins, em Aracaju (SE)
 
Instituto JCPM - lápis grafite, lápis de cor, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes, marcadores para quadro branco e suas respectivas embalagens;
 
Ecoponto Estacionamento F (próximo ao GBarbosa) – óleo de cozinha usado, metais, plásticos, papéis, pilhas e baterias;
 
Ecoponto Portaria G2 – jornais, revistas, pilhas, baterias e eletrônicos de pequeno porte;
 
Ao lado da Livraria Escariz – papéis (jornais, revistas, cadernos, agendas etc);
 
Praças de Alimentação Jardins e Arcos – lacres de latinhas de alumínio. O projeto Lacre do Bem transforma o material em recursos financeiros para a compra e doação de cadeiras de rodas;
 
Drogasil – medicamentos vencidos ou sem uso, embalagens e bulas;
 
O Boticário – além de disponibilizar coletor para o depósito de embalagens vazias de cosméticos, a empresa conta com o projeto ‘Botica Recicla’. Levando 3 ou mais embalagens vazias de qualquer marca, o cliente ganha R$15 de desconto nas compras acima de R$120.
 
C&A – próximo aos caixas de pagamento há urna para o descarte de roupas usadas. As que estiverem em bom estado são doadas a instituições. As demais são recicladas.
 
Riachuelo – a empresa desenvolve o projeto ‘Moda que Transforma’ e disponibiliza urna para descarte de roupas. A ação é uma parceria da Riachuelo + Liga Solidária.