PUBLICIDADE

Banner

Héloa e Lia de Itamaracá celebram Iemanjá em novo single

Héloa e Lia de Itamaracá.jpg

Héloa e Lia de Itamaracá (foto: divulgação)


 
Para celebrar a força do mar e principalmente a força de Yabá Iemanjá, Orixá responsável por acalmar as cabeças, a artista sergipana afro indígena Héloa convidou Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, para participar do seu novo single 'Odocyá'. A faixa que chega nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, via selo Candyall Music, sob a batuta de Carlinhos Brown, também conta com o canto das mulheres do grupo Tidzy Sabuká.
 
'Odocyá' une a potência vocal de Héloa e Lia de Itamaracá que exaltam o mar com versos que soam mântricos e ritualísticos para evocar a deusa do mar. A canção também traz um canto tradicional da aldeia Kariri-Xocó, entoado pelo Grupo de mulheres Tidzy Sabuká.  "O canto anuncia a chegada da sereia, imaginário também associado à figura de Iemanjá no Brasil. Para as mulheres da aldeia, essa representação também se associa a Iara, deusa das águas, cultuada tradicionalmente por vários povos indígenas ribeirinhos, pelo nordeste", contou Héloa.
 
Para acompanhar essa celebração, Carlinhos Brown e Lucas dos Prazeres trouxeram diversos sons de natureza pelas percussões e instrumentos de origem africana e indígena como: pandeirão, bendir, moringa e gongo. Todos presentes em rituais de evocação do sagrado, associado a sons da natureza. O resultado traz uma referência à ciranda, gênero musical representado por Lia, passeando pelo New Age, música Ibó e Rojão.
 
'Odocyá' é o segundo single que abre para o álbum Yidé, que será lançado agora em 2022 e traz produção musical assinadas por Carlinhos Brown e Yuri Queiroga. Salve!