PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Paula Santoro

Paula Santoro.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Mineira de Belo Horizonte, radicada no Rio de Janeiro, Paula Santoro é uma das maiores intérpretes de sua geração. Possui seis CDs gravados e acaba de finalizar seu sétimo álbum. Em mais de 30 anos de carreira, contribuiu com grandes artistas em shows ou estúdio, a saber: Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Nana Caymmi, Guinga, Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini, Alcione, entre outros. 
Começou sua carreira cantando e gravando ao lado do cantor, violonista e compositor Sérgio Santos, depois ingressou no grupo vocal Nós & Voz e posteriormente, integrou a banda
Durante sua carreira, Santoro foi contemplada com diversos Prêmios, tais como: 'V Prêmio Visa Vocal' (3º lugar), Melhor cantora de Minas Gerais (Troféu Faísca) e Melhor intérprete do 'IV Festival de Música da Rádio MEC e Nacional. Foi indicada ao prêmio 'Rival Petrobrás de Música' e ao 'Press Awards US' em quatro categorias: Melhor Cantora, Melhor Show, Melhor Turnê e Melhor Artista (ao lado de Ian Faquini). Foi selecionada para o Projeto Pixinguinha (ao lado de Wilson das Neves), Rumos Itaú Cultural, dentre outros Editais importantes.
Idealizou e participou do projeto Novas Esquinas (homenagem aos 40 anos do Clube da Esquina) patrocinado pelo BB – realizado no CCBB Rio, cantando ao lado de Lô Borges, Flávio Venturini, Toninho Horta, Tavinho Moura e Nelson Angelo.
Dos shows que realizou fora do Brasil, destacam-se: a turnê pela Rússia (Moscou e Sibéria-2020), Índia (2010) a convite da Embaixada do Brasil; turnê pela Itália e também por todo Brasil, em duo com o compositor Guinga (2007); a apresentação em Nova Iorque (2012) na Conferência APAP (Association of Performing Arts Presenters); a participação no programa de TV “Later with Jools Holland” da  prestigiosa BBC de Londres, na mesma noite que Amy Winehouse e o Tributo a Ary Barroso ao lado de Alcione, no The Forum (ambos em Londres/2003).
Em 2014 e em 2015, excursionou pelos EUA, ministrando Oficinas de canto e se apresentando em Nova York, San Francisco, Seattle, Portland, Olympia (entre outros locais) com casas lotadas e críticas elogiosas ao trabalho. Em 2014, Paula excursionou pela Aústria com o músico e compositor Alegre Correa (que integrava a banda de Joe Zawinul). Nos EUA, cantou com músicos renomados como Jovino Santos Neto (nominado ao Grammy, integrante da banda de Hermeto Paschoal por mais de 20 anos), Otmaro Ruiz (foi pianista e diretor musical da cantora Dianne Reeves).
Cantou em importantes projetos e festivais: Tudo é Jazz, no Tributo a Jobim, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, ao lado de Danilo Caymmi, Zé Renato, Paula Morelenbaum e Paulo Jobim, com regência de Jaques Morelenbaum; diversos festivais ao lado do violonista e compositor Juarez Moreira; projeto Sintonia Fina, com curadoria de Nélson Motta; Projeto Pixinguinha, excursionando com Wilson das Neves e banda, entre outros.
Na televisão, dublou a atriz Maria Fernanda Cândido na minissérie Aquarela do Brasil (Rede Globo) e apresentou-se no programa Som Brasil (Globo) em homenagem a Ivan Lins (lançado em DVD). Participou de Chiquinha Gonzaga como atriz e cantora. No teatro, atuou em musicais como Manoel, o Audaz, Mulheres de Hollanda e Aldir Blanc, Um Cara Bacana em que dividia o palco com Lucinha Lins, Cláudio Tovar, Cláudio Lins e Zé Luiz Mazziotti.
Sagrado Coração da Terra do compositor e arranjador Marcus Viana com quem cantou na turnê da novela Pantanal e gravou o tema de abertura da novela Ana Raio e Zé Trovão.
Seu novo álbum conta com as participações de João Bosco, João Donato, Toninho Horta, Raul de Souza, Arthur Verocai e Mamão (Azymuth). O novo disco será lançado em breve. 
O CD anterior, “Tudo será como antes”- Uma Homenagem ao Clube da Esquina, foi feito em parceria com o Duo Taufic (Eduardo Taufic no piano e Roberto Taufic no violão). O álbum anterior - “Metal na Madeira” - em parceria com Ian Faquini grandes músicos americanos e brasileiros, foi lançado nos EUA e Europa (Tour 2016 e 2017). Foi gravado no Fantasy Studios (SF-EUA) onde Miles Davis, Bob McFerrin, Bill Evans e outros grandes artistas já gravaram. 
O CD “Mar do meu Mundo” (Borandá) teve participação especial do grupo UAKTI. O álbum - “Paula Santoro” (Biscoito Fino) - contou com as participações especiais de Chico Buarque, Toninho Horta, Jaques Morelenbaum, Banda Mantiqueira e Nelson Angelo. Seus discos têm obtido excelentes críticas no Brasil e exterior (Europa, Estados Unidos e Ásia).
Paula também participou do CD de Mário Adnet – “Um olhar sobre Villa-Lobos” - indicado ao Prêmio da Música Brasileira e ao Grammy Latino 2013. Neste trabalho, participaram também Edu Lobo, Milton Nascimento, Yamandú Costa, Mário Adnet, Monica Salmaso e Muiza Adnet.
Entrevistada pelo Bacanudo.com a gentil e talentosa artista mineira citou algumas das suas preferências. Conheça!
 
*Meu livro - Tenho dois: "Grande Sertão: Veredas" (Guimarães Rosa) e "Os irmãos Karamazov" (Dostoiévsky).
*Meu filme - "Era uma vez na América" (Sérgio Leone) e "Blade Runner" (Ridley Scott).
*Minha música - "Léo" (Milton Nascimento e Chico Buarque) e "A Case of You" (Joni Mitchell).
*Minha cidade - Paris.
*Minha cara - Um país mais justo com democracia, cultura e educação.
*Minha bebida - Caipisaquê de lichia.
*Minha comida - Bobó de camarão com catupiry na moranga.
*Minha estação do ano - O verão (de férias!).
*Meu paraíso - Jericoacoara, no Ceará, há 30 anos.
*Minha fraqueza - Sou muito autocrítica.
*Meu pecado - O da gula
*Meu vício - Música.
*Meu medo - De acabar a água potável no mundo.
*Minha flor - Rosas vermelhas.
*Meu esporte - Natação e bicicleta.
*Meu lazer - Cinema.
*Minha etiqueta - Respeitar o espaço alheio.
*Meu cheiro - Colônia Mauá Vert.
*Meu ídolo - Tenho alguns: 'Paulo Freire' (educador), 'Mandela', 'Gandhi', 'Guimarães Rosa', entre outros.
*Meu sonho - Tenho vários. Um deles é viajar o mundo todo cantando. Já realizei uma parte desse sonho mas ainda há muito a conquistar.
*Minha inspiração - 'Elis Regina' e Joni Mitchell.
*Meu arrependimento - Não ter continuado meus estudos de violão quando tinha 12 anos de idade.
*Meu compositor - 'Milton Nascimento'.
*Meu restaurante - 'Pabu Izakaya', de culinária japonesa, no Rio de Janeiro.
*Minha paisagem - Iriri (Praia dos Namorados), no Espírito Santo.
*Minha indiferença - Pra gente que só olha pro próprio umbigo.
*Meu exagero - Comidas que gosto.
*Minha impaciência - Para injustiça e falta de respeito.
*Meu lugar no mundo - Sou do mundo. Prefiro não ser de lugar nenhum e conhecer o máximo de lugares belos do mundo. Mas, Paris me encanta muito.
*Meu lugar na casa - Minha sala de tv (amo ver filmes) onde também dou aulas.