PUBLICIDADE

Banner

Brasileiros podem cursar faculdades em Portugal

Estudantes em Portugal.jpg

(Foto: Internet)


 
Com data marcada para a próxima sexta-feira, 11 de fevereiro, o resultado final do Enem tem sido aguardado com muita ansiedade em todo o país. As provas foram realizadas no último mês de novembro, em 1.747 municípios, e envolveram pouco mais de três milhões de participantes. Somente aqui em Sergipe, 62.630 inscritos realizaram as provas, seja de forma impressa ou digital.
 
Com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio completa este ano 24 anos de existência, e desde 2009 passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior e a nota passou a ser utilizada para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade pata Todos (ProUni).
 
Mas, um detalhe importante tem mexido com o sonho de muita gente que busca melhorar a sua qualificação no exterior. É que as notas obtidas podem ser utilizadas em mais de 50 instituições de educação superior em Portugal graças a um acordo de cooperação educacional entre os dois países.
 
Sim, isso mesmo! O acordo com o Brasil permite que a família também seja beneficiada com a mudança. O familiar pode ser levado em condição de reagrupado, podendo inclusive, arranjar emprego por lá.
 
A oportunidade de estudar na Europa se tornou um grande filão de mercado, tanto que faculdades, universidades e institutos disputam de forma acirrada o estudante brasileiro e ofertam acesso desde a uma simples graduação e cursos técnicos, passando por pós-graduações, mestrados e doutorados.
 
Os últimos dados divulgados pelo SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, apontam que hoje cerca de 35 mil brasileiros estão matriculados em terras lusitanas.
 
Os interessados podem encontrar muitos conteúdos organizados no site www.estudeemportugal.org. Lá, há mais de 700 páginas, incluindo depoimento de estudantes, informações sobre as cidades de Portugal, faculdades portuguesas e oferta normativa de cada uma delas.