PUBLICIDADE

Banner

Dez dicas para tirar projetos do papel em 2023

prioridades.jpg

 
Uma lista de metas para cumprir, uma de livros para ler, uma de lugares para conhecer, uma de conflitos a solucionar, uma de amigos para rever e daí por diante. Para muitas pessoas, o fim de ano é uma oportunidade de avaliar a própria evolução e traçar objetivos para os próximos 365 dias que estão para começar. Mas, diante de todos os desafios dos últimos dois anos, como organizar esses objetivos de maneira realista?
 
Para a doutora em Educação e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Rafaela de Faria, “o fato de planejar o ano seguinte e almejar conquistas que se gostaria de alcançar já é uma forma de exercitar a esperança em dias melhores, mas a perseverança para enfrentar os momentos difíceis e seguir em frente é o que faz a diferença nas realizações”. Mas atenção: as metas determinadas no início de um ciclo precisam ser realistas, desafiadoras, mas estar ao alcance. Do contrário, essas listas podem gerar ainda mais frustração. Rafaela aponta dez dicas para melhorar a lista de objetivos para 2023.
 
1 - Revisite seus sonhos: resgate os seus sonhos, entenda o seu passado e o que já conquistou, assim conseguirá ter mais clareza sobre o que deseja no presente e planejar as conquistas do futuro. Algumas vezes, as pessoas só reproduzem as listas, sem atualizar conforme cada momento de sua vida e carreira.
 
2 - Identifique os obstáculos: tão importante quanto fazer a lista de desejos, é identificar os obstáculos que o impediram de conquistar até aqui o que deseja. Conhecendo o que atrapalha, pode-se pensar em estratégias de resolução para lidar com isso.
 
3 - Saiba priorizar: tudo bem que um ano tem 12 meses e 365 dias, mas vá com calma na hora de selecionar a quantidade de metas. “Escolher os objetivos mais importantes e significativos é uma boa forma de chegar ao fim do ano com a sensação de missão cumprida”, explica a psicóloga. Embora o pior da pandemia pareça ter passado, 2023 ainda não será um ano completamente dentro do que era considerado normal pré-pandemia. Leve isso em conta na hora de escolher suas batalhas.
 
4 - Acompanhe sua evolução: visualizar como você está indo no processo de cumprimento das metas é muito importante para continuar motivado. “Para a mente humana, ver que você está sendo capaz de evoluir em um quesito funciona como reforço para não desistir”, afirma Rafaela. Acompanhar o progresso é, então, fundamental. Isso pode ser feito de várias formas, seja anotando em um caderno, seja usando aplicativos especialmente desenvolvidos para esse tipo de monitoramento.
 
5 - Não queira abraçar o mundo: é claro que, depois de quase dois anos de pandemia e suas consequências, a vontade é de determinar objetivos grandiosos. Mas, como 2023 ainda será um ano de incertezas, procure focar em objetivos mais práticos, com prazos mais curtos e mais simples de serem alcançados.
 
6 - Foque também em você: a ansiedade, a depressão e o estresse estão ainda mais presentes no cotidiano por conta da pandemia. Afinal, para muitas pessoas, não tem sido fácil manter a mente sã em meio a tanta instabilidade emocional. Por isso, é recomendável selecionar algumas metas que ajudem a cuidar da saúde física e mental. A especialista destaca que retomar a prática de exercícios físicos, comer melhor, dormir em horários adequados, dedicar mais tempo à família e aos seus hobbies são boas formas de fazer isso.
 
7 - Tenha prazos determinados: agora que você já sabe onde quer chegar, lembre-se de determinar quando quer chegar lá. “Estabelecer prazos para cumprir cada uma das metas é fundamental para que possamos nos movimentar em direção à linha de chegada,” detalha.
 
8 - Divida as metas em metas menores: alguns objetivos maiores podem parecer inalcançáveis, mas selecionar pontos mais simples dentro deles ajuda. “Escreva todas as etapas necessárias para alcançar aquele objetivo e todos os dias caminhe nessa direção, um dia e um passo de cada vez, em alguns dias não evoluirá, entenda que faz parte e recomece no dia seguinte”, aconselha.
 
9 - Celebre: não passe o ano todo apenas perseguindo as metas, saiba comemorar quando der cada novo passo em direção a elas. Segundo a psicóloga, a sensação de conquista é fundamental para manter a motivação.
 
10 - Peça ajuda: lembre-se que muitas vezes as maiores conquistas são compartilhadas com outras pessoas, ou seja: “peça apoio, ajuda, dicas, troque experiências com quem já chegou lá”, finaliza.