PUBLICIDADE

Banner

Serviços municipais de Aracaju na véspera e feriado de Natal

Aberto e fechado.jpg

 
Em razão do feriado de Natal, no sábado, dia 25, alguns serviços municipais não funcionarão nesta data. A Prefeitura de Aracaju decretou ponto facultativo no dia 24 e, portanto, os trabalhos administrativos não funcionarão também neste dia, com exceção dos serviços considerados essenciais para o funcionamento da cidade.
 
Confira o que abre e fecha no feriado: 
 
Saúde
Os serviços de Saúde da Prefeitura de Aracaju sofrerão alteração em seu funcionamento. Na Rede de Atenção Primária (Reap), as Unidades Básicas de Saúde estarão fechadas na sexta-feira, dia 24 , feriado de Natal, voltando ao normal na segunda-feira, 27.
 
Na Rede de Urgência e Emergência (Reue), os hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva seguem com serviço 24 horas para atendimento de síndromes gripais e suspeita de covid-19. Além da urgência clínica, a urgência odontológica ofertada no Hospital Fernando Franco também funcionará 24 horas.
 
Na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), o atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) segue de porta aberta, entretanto, no feriado funcionará apenas o acolhimento noturno.
 
O Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), inserido na Rede de Atendimento Especializado (Reae), não funciona aos finais de semana, feriados e ponto facultativo. Desta forma, o serviço retorna na segunda-feira, dia 27, das 7h às 18h. 
 
Mercados e Feiras
Com o período de celebração das festas de final de ano (Natal e Réveillon), a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, promoverá mudanças no funcionamento das feiras livres. Assim, serão antecipadas para as duas próximas sextas-feiras, dias 24 e 31, respectivamente, no período da manhã, as feiras dos bairros Santo Antônio, 18 do Forte, Grageru, Cirurgia, e dos conjuntos São Carlos e Santa Tereza.
 
Atendendo solicitação de feirantes e consumidores, a empresa municipal antecipará também a feira livre do bairro Santa Maria, zona Sul da capital, de 26 para 24 de dezembro e de 2 de janeiro para 31 de dezembro, pela manhã.
Os mercados centrais Maria Virgínia Leite Franco, Antônio Franco e Thales Ferraz, assim como os setoriais (bairros), funcionam normalmente, das 6h às 16h45, nos dias 24 e 31 de dezembro. Já nos dias 25 e 1º de Janeiro, os espaços permanecem fechados reabrindo ao público nas manhãs seguintes, a partir das 6h.
 
Parques, praias e orlas
No feriado do Natal, 25, e nos dias 31 e 1º de janeiro, o Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), no bairro Jardins, abrirá para caminhadas, atividades esportivas e de lazer, das 5h às 21h30. Nestes dias, o drive-thru da vacinação não funciona;
 
O Parque Ecológico Poxim, no Inácio Barbosa, funcionará normalmente, das 6h às 18h;
 
O Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial, estará aberto ao público das 9h às 18h;
 
Os serviços de embarque e desembarque na Orla Pôr do Sol (Mosqueiro) ocorrerão sem qualquer alteração, das 8h às 17h;
 
As equipes de fiscalização irão atuar na extensão das orlas da praia da Atalaia, dos bairros Industrial, Porto Dantas e Mosqueiro (Orla Pôr do Sol).
 
Serviços Urbanos
Nos dias 24 e 31, ponto facultativo, as atividades operacionais de manutenção e limpeza da cidade funcionarão regularmente, conforme programação da diretoria responsável. A  coleta do lixo domiciliar acontece sem alteração no cronograma, sendo reforçada nos feriados nos locais com maior circulação de pessoas, a exemplo de orlas e parques.
 
No dia 25 de dezembro e 1° de janeiro o quantitativo de agentes será reduzido, não havendo nestas datas os serviços do Cata Treco e coleta seletiva. Os Ecopontos estarão fechados. A podação contará com uma equipe de plantão.
 
Semdec
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) continuará prestando seus serviços essenciais normalmente. A Defesa Civil permanecerá com equipes no plantão, para atendimento às demandas que possam surgir através do número emergencial 199. Já o Procon Aracaju não funcionará na véspera e nem no feriado.