PUBLICIDADE

Banner

Estranhas tradições de Natal ao redor do mundo!

Papai noel surfista.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Natal é sinônimo de comer, beber, se divertir... E, se você está na Catalunha, bater num galho festivo até que ele suje as calças! Não faz o menor sentido, não é mesmo? As tradições de Natal variam descontroladamente ao redor do mundo e muitas só são conhecidas no país de origem. É cada tradição mais esquisita que a outra. Mas algumas até que são fofas. Pronto para uma aventura natalina? Descubra abaixo algumas tradições de Natal estranhas e maravilhosas ao redor do mundo! Você consegue adivinhar qual é a tradição brasileira mais estranha? Spoiler: não é a uva passa no arroz!
 
*Carpa de banheira na Eslováquia - Na Eslováquia, as famílias muitas vezes mantêm uma carpa viva nadando em sua banheira nos dias que antecedem o Natal. Mas não é um novo animal de estimação – é o peixe que vai ser cozido e comido na véspera de Natal!
 
*Boneco inusitado catalão - A região da Catalunha, no nordeste da Espanha, adota uma abordagem estranhamente escatológica para o Natal. Um boneco camponês com as calças arriadas aparece em presépios de toda a região.
 
*Galho catalão - Cocô aparece na festa de Natal catalã de novo na forma de  Caga  Tió. Na véspera de Natal, toda a família bate nesse galho até que todo o doce saia dele!
 
*Bonecos de crânio de cavalo galês - Numa prática que remonta à tradição pagã pré-cristã, um cavalo fantasma aparece nas portas do País de Gales, entra numa batalha de rimas com os habitantes e então exige entrada para lanches e bebidas.
 
*Pudim britânico - A tradição britânica de servir uma sobremesa de frutas secas e gordura no final da imensa ceia de Natal é questionável em si mesma.
 
*Natação marítima britânica - O litoral britânico é bem frio mesmo no auge do verão, então imagine como essas águas são geladas no final de dezembro, que é inverno por aquelas bandas! Ainda assim, os britânicos resistentes enfrentam as águas no Dia de Natal e no Dia do Boxe (26 de dezembro) para arrecadar dinheiro para caridade e criar um apetite por festas mais animadas.
 
*Papai Noel surfista na Austrália - O fim de ano cai na alta temporada na Austrália, onde a tradição dita que os surfistas se vistam de Papai Noel para enfrentar as ondas.
 
*Bode de Yule sueco - Remontando aos tempos pagãos, o Bode de Yule tem sido um símbolo do Natal sueco. Enquanto pequenas versões do animal de palha são encontradas em árvores de Natal em todo o país, uma versão gigantesca foi erguida na cidade de Gävle desde a década de 1960.
 
*Árvores de Natal vermelhas da Nova Zelândia - Não há necessidade de enfeites nas árvores de Natal da Nova Zelândia – elas têm suas próprias decorações naturais! 
 
*O "inundação do livro" da Islândia - Na Islândia, as famílias marcam a véspera de Natal com a aconchegante tradição de Jolabokaflod, ou "Inundação do Livro". Essa é uma tradição que remonta aos tempos da Segunda Guerra Mundial.
 
*Elfo espião americano - Os EUA têm sua própria parcela de excentricidades festivas. Uma tradição recém-chegada é o Elfo na Prateleira, que mantém o controle sobre as crianças nos dias que antecedem o Natal e conta tudo para o Papai Noel. 
 
*Sapatos cheios de doces na Alemanha - Na Alemanha, as crianças deixam um sapato na porta na noite de 5 de dezembro. Por que? Porque é quando São Nicolau, ou Sinterklaas, vem chamar. Boas crianças vão encontrar suas botas cheias de doces, frutas e outras guloseimas na manhã de 6 de dezembro.
 
*O arremesso de sapatos da República Tcheca - Quer saber se os sinos de casamento estão guardados para você? Jogue um sapato na porta na véspera de Natal! Mulheres solteiras fazem fila no dia 24 de dezembro para jogar um sapato sobre o ombro em direção à porta. Se o sapato ficar com o dedo apontado para a porta, as núpcias estão guardadas. Se não, tente novamente no ano que vem.
 
*Bruxa de Natal italiana - A versão italiana do Papai Noel é na verdade uma bruxa. La Befana vem em 5 de janeiro (véspera da Epifania), deixando guloseimas para boas crianças e carvão para os travessos.
 
*Pratos para os mortos em Portugal - Famílias religiosas em Portugal estabelecem lugares extras para parentes mortos em suas mesas de Natal. A consoada é apreciada no final da tarde de 24 de dezembro. Dizem que deixar espaço para os entes queridos falecidos traz boa sorte para a casa.
 
*Aranhas de Natal ucranianas - Na Ucrânia, não se assuste se achar aranhas na árvore de Natal. Essa tradição nasceu de um conto popular sobre uma senhora que não podia pagar por decorações de Natal, mas que, quando acordou, encontrou teias brilhantes em sua árvore. 
 
*Queima do diabo na Guatemala - Na Guatemala, a sujeira é obra do diabo. Os moradores passam as semanas antes do Natal varrendo todos os cantos de suas casas para banir os maus espíritos.
 
*Noruega: esconda a vassoura! - Vassouras são más notícias no Natal da Noruega. A lenda local diz que bruxas e outros maus espíritos saem para brincar na véspera de Natal, por isso é importante esconder todas as vassouras da casa para evitar que andem por aí causando o caos.
 
*A patinação para a igreja na Venezuela - Ninguém quer chegar atrasado na igreja, né? Como os venezuelanos participam dos cultos matinais antes do Natal, os moradores da capital Caracas desenvolveram uma tradição de fazer a viagem à igreja de patins.
 
*Beijo de visco transatlântico - Britânicos e americanos estão entre os povos que rotineiramente penduram viscos numa porta no Natal e exigem que as pessoas que parem debaixo dele se beijem.
 
*Cartões postais do Papai Noel na França - Nenhuma carta de criança para o Papai Noel fica sem resposta na França.
 
*Saunas de Natal finlandesas - A sauna de Natal faz parte das festividades natalinas finlandesas há séculos. As famílias se reúnem na véspera de Natal para limpar o corpo e o espírito na sauna.
 
*Bebida britânica para o Papai Noel - Papai Noel recebe leite e biscoitos nas suas viagens aos EUA, mas na Grã-Bretanha ele pode esperar algo mais forte. Um copo de uísque e uma torta de menta frutada são a norma, juntamente com uma cenoura para Rudolph.
 
*Coroas de papel britânicas - A tradição britânica dita que todos devem desfrutar de sua festa de Natal enquanto usam uma  c o r o a  de papel.
 
*Escultura de rabanete mexicano - Na cidade mexicana de Oaxaca, dia 23 de dezembro é a Noche de Rábanos, ou "Noite dos Rabanetes".
 
(Fonte: NMBR)