PUBLICIDADE

Banner

Antônio Tavares

Cirugia plástica em qualquer estação do ano
 
"O resultado da plástica será o mesmo independente da época" 
 

Antônio Tavares.jpg

foto: Anderson Adler


 
 
Sol, praia, biquíni e férias. Sim, estamos vivendo e convivendo com mais um escaldante verão! E não tem como fugir, as pessoas se preparam e se preocupam com o corpo principalmente nessa época. E, por causa disso, é observada uma forte procura por cirurgias de contorno de corpo. Além da vaidade, outros fatores como férias, folgas, feriados e até o décimo terceiro, estimulam a realização de diversos procedimentos. Mas, uma dúvida atinge boa parte das pessoas antes de decidir fazer algum procedimento na estação mais quente do ano: cirurgia plástica no verão deve ou não ser realizada? 
Para esclarecer algumas dúvidas, o BACANUDO conversou com Antônio Tavares, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que também listou os procedimentos mais populares nesta período. Fica ligado!
 
BACANUDO - Normalmente, fazer cirurgia plástica já levanta uma série de questionamentos nos pacientes. Essas intervenções no verão são aconselháveis?
ANTÔNIO TAVARES - A cirurgia plástica pode ser realizada no verão sem nenhum problema. O que se coloca como desafio é o uso das cintas modeladoras no pós-operatório que pode se tornar mais desconfortável devido ao calor. O resultado da cirurgia será o mesmo independente da época do ano. 
 
BACANUDO - Basta o verão dar sinal que todo mundo já quer o corpo em dia para anteontem. Há aumento de alguma cirurgia específica nesse período? Quais?
AT - Sim. As cirurgias mais procuradas estão relacionadas com o contorno corporal. São elas: lipoescultura, abdominoplastia e mamoplastia de aumento (prótese de mama).     
 
BACANUDO - Quais os cuidados que o paciente deve tomar se for fazer uma cirurgia plástica no verão?
AT - Os cuidados estão relacionados com o sol e o calor. É importante que se evite a exposição solar para que não ocorram manchas e piore os inchaços nas áreas operadas. Outro ponto importante é a hidratação, nesses períodos muito quentes é necessário que se atente em aumentar a ingestão diária de líquido para que não ocorra desidratação. 
 
BACANUDO - Temperatura e radiação solar interferem nos resultados dos procedimentos?
AT - As cicatrizes podem escurecer e as equimoses (aquelas manchas roxas que aparecem na pele após a cirurgia) poderão ficar com aspecto de tatuagem com a ação do sol, muitas vezes até de forma irreversível. A exposição solar após a cirurgia também poderá causar um maior inchaço da área operada além de aumentar a sensação de dor e coceira na pele devido à ação da vasodilatação. Por isso é importante evitar essa exposição por um período de tempo recomendado pelo médico. 
 
BACANUDO - Qual o tempo de recuperação da cirurgia para implantar silicone nas mamas?
AT - Para o retorno as atividades profissionais recomendamos um período em torno de dez dias. Dirigir veículos está liberado a partir também do décimo dia. Atividades físicas  como corrida e musculação o retorno deve ser a partir de 60 dias. Obviamente essas durações podem variar de acordo com cada caso. 
 
BACANUDO - Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
AT - A lipoescultura consiste na cirurgia em que realizamos a lipoaspiração de regiões com gordura localizada e a utilizamos essa gordura aspirada para aumentar áreas do corpo com pouco volume, como por exemplo, os glúteos.          
BACANUDO -  Um medo constante para os pacientes em qualquer tipo de procedimento é a cicatriz. O que pode ser feito para evitá-la?
AT - É impossível fazer alguma incisão (corte) na pele sem deixar nenhum tipo de cicatriz, assim como também é impossível extingui-la do corpo. O que a cirurgia plástica se preocupa é justamente com a localização dessas cicatrizes (deixando-as sempre que possível em regiões mais escondidas) e com o tipo de sutura realizada com o objetivo de deixá-la com a aparência mais imperceptível possível.         
 
BACANUDO - Há formas de correção para cicatrizes na pele? Pessoas com tendência a queloide, têm como evitá-las? O verão interfere nisso?
AT - Algumas cicatrizes que se apresentem de forma inestética podem sim ser amenizadas através da cirurgia plástica. O cirurgião retira aquela cicatriz indesejada e a substitui por uma outra cicatriz com o objetivo de deixá-la com melhor aspecto. Outras opções não cirúrgicas também são possíveis com uso de pomadas, placas de silicone, laser etc. Pessoas com tendência a desenvolver cicatriz queloidiana deverão ter um cuidado ainda maior. Nos casos mais leves pode ser necessário usar placas de silicone, infiltrações de corticóide na cicatriz e evitar exposições solares por tempo mais prolongado. Nos casos de pacientes com uma grande tendência a desenvolver quelóides maiores (de aspecto tumoral) a cirurgia plástica pode estar contraindicada.             
 
BACANUDO - Qual a antecedência ideal para quem quer estar nesta estação com o corpo modelado?
AT - O tempo de antecedência vai depender de qual tipo de cirurgia se pretende realizar. De uma forma geral para uma exposição solar direta o tempo ideal deve ser de seis meses. Porém é possível haver uma exposição a partir do segundo mês  por períodos curtos, de forma gradativa e sempre com uso de protetores solares.