PUBLICIDADE

Banner

Perseverança é a palavra de 2021

perseverança.jpg

 
Perseverança. Essa foi a palavra mais buscada no Dicionário Cambridge, um dos mais importantes da língua inglesa no mundo. Procurado mais de 243 mil vezes no site do dicionário em 2021, o termo é definido como "esforço contínuo para fazer ou alcançar algo, mesmo quando isso é difícil ou leva muito tempo”. Em um momento tão complexo da história humana, as buscas por um termo positivo como esse são significativas, do ponto de vista psicológico. 
 
Para a mestre em Psicologia e professora do curso de Psicologia da Universidade Positivo, Josy Cristine Martins, “com a necessidade prolongada de isolamento social, as dificuldades econômicas, de trabalho, nas relações pessoais e sociais, não é de se estranhar a grande busca pelo termo perseverança”. Ela explica que essa é uma palavra que se refere à constância, à persistência, ao manter-se firme. “Algo que todos nós, em maior ou menor nível, estamos precisando para conseguirmos lidar com tantas adversidades e perdas”, completa.
 
Como exercitar a perseverança no cotidiano?
 
Embora as adversidades sejam muitas, especialmente em meio a uma pandemia que parece não dar sinais de estar no fim, é muito importante manter viva a esperança de dias melhores. Josy afirma que essa é a única maneira de atravessar períodos difíceis. “O que nos faz sair da cama todos os dias é ter um propósito de vida, um objetivo, algo pelo que lutar. E, se não houver esperança de que os momentos turbulentos passem, não teremos pelo que viver.”
 
Exercitar a perseverança no cotidiano, então, é questão de compreender que as dificuldades sempre existirão, mas podem ser superadas. “Se tivermos consciência do que queremos e o que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos, é muito mais fácil traçar um percurso e manter-se nele. Mas precisamos também de autoconhecimento para lidar adequadamente com as frustrações e perdas que podem surgir no caminho”, diz a especialista.