PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Roberto Menescal

Roberto Menescal capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
O músico capixaba Roberto Menescal foi um dos fundadores do movimento Bossa Nova. Participava das reuniões no apartamento da cantora Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde o movimento começou. 
Menescal é um dos mais importantes compositores da bossa nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como 'O Barquinho', 'Você', 'Nós e o Mar', 'Ah se eu Pudesse', 'Rio', entre outras, canções que quase sempre apresentam o mar como temática. Ronaldo Bôscoli é um dos parceiros mais constantes.
Como músico, acompanhou em apresentações e gravações, Nara Leão, Wanda Sá, Sylvia Telles, Lúcio Alves, Maysa, Aracy de Almeida, Dorival Caymmi, Elis Regina, entre outros, sendo dele o arranjo para a canção "Bala com Bala" de João Bosco e Aldir Blanc, interpretado por Elis em 1972. A cantora Zizi Possi deve a Menescal a oportunidade de gravar o primeiro disco da carreira, em 1978 intitulado Flor do Mal.
Tocou ao lado dos músicos Luiz Eça, Luiz Carlos Vinhas, Bebeto Castilho, Hélcio Milito, Eumir Deodato, Ugo Marotta, Sérgio Barrozo, Oscar Castro Neves, João Palma, Edison Machado, Wilson das Neves, Antônio Adolfo, Hermes Contesini, José Roberto Bertrami, João Donato e tantos outros.
Além de músico, é produtor musical, tendo iniciado esse trabalho em 1964, com o LP Vagamente, disco de estreia da cantora Wanda Sá. Tempos depois, passou a produzir discos para a gravadora Polygram (atualmente Universal Music), onde também foi diretor artístico entre 1970 e 1986. Como diretor artístico da gravadora, foi o responsável pela produção de Loki?, álbum do ex-Mutante Arnaldo Baptista lançado em 1974 e considerado referência do rock brasileiro e MPB.
Também compôs a trilha sonora dos filmes Joana Francesa e Bye Bye Brasil, ambos de Cacá Diegues, e em parceria com Chico Buarque.
Suas canções foram gravadas por centenas de artistas, como Alaíde Costa, Claudette Soares e Miriam Batucada.
Atualmente, além de tocar violão e guitarra, dirige um selo musical e gerencia novos grupos e projetos musicais, como o Bossacucanova. O último trabalho foi produzir um documentário sobre bossa nova, intitulado Coisa mais linda, em 2005, com o velho amigo Carlos Lyra.
Produziu discos de artistas como Elis Regina, Nara Leão, Chico Buarque, Maysa, MPB-4, Maria Bethânia, Leila Pinheiro, Cauby Peixoto, Os Cariocas, Leny Andrade, Danilo Caymmi, Wanda Sá, Márcia Tauil, além da aclamada série "Aquarela Brasileira", de Emílio Santiago, Xuxa, entre outros.
O Bacanudo.com teve a honra e o privilégio de entrevistar esse ícone da música brasileira, conhecido mundialmente, onde ele de forma gentil e humilde citou algumas preferências do seu cotidiano. Desfrute!
 
*Meu livro - "Terra dos Homens", de Antoine de Saint-Exupéry.
*Meu filme - "The Shadow of Your Smile", dirigido por Vincente Minnelli.
*Minha música - "Chega de Saudade", de 'Tom Jobim'. 
*Minha cidade - O Rio de Janeiro.
*Minha cara - Uma sauna em casa.
*Minha bebida - Vinho tinto.
*Minha comida - Japonesa.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - A minha casa com minha família e os meus bichos.
*Minha fraqueza - Pelos netos e meus bichos.
*Meu pecado - er sido um caçador submarino.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - Partir deixando alguém sofrer.
*Minha flor - Bromélias.
*Meu esporte - Jardinagem.
*Meu lazer - Minhas plantas.
*Minha etiqueta - Ser honesto com a minha arte.
*Meu cheiro - Das plantas. 
*Meu ídolo - 'Tom Jobim'
*Meu sonho - Continuar fazendo música até 'o apagar da velha chama!'.
*Minha inspiração - A natureza.
*Meu arrependimento - Não ter começado a estudar música uns cinco anos mais cedo. 
*Meu compositor - 'Tom Jobim'.
*Meu restaurante - Um japa aqui no condomínio que eu moro.
*Minha paisagem - O meu jardim.
*Minha indiferença - Para os políticos que usam verbas destinadas aos pobres em seu benefício próprio.
*Meu exagero - A quantidade de plantas que cultivo na minha casa.
*Minha impaciência - Com os ignorantes insensíveis com a pobreza no mundo.
*Meu lugar no mundo - Na minha casa.
*Meu lugar na casa - No meu mundo.