PUBLICIDADE

Banner

I Corrida de Canoas Sergipana

Canoa.jpg

(Foto: Martha Sales)


 
Há cerca de um século e meio as populações ribeirinhas do baixo e médio São Francisco passaram a usar a canoa sergipana como um dos principais meios para transporte de carga, pesca, locomoção e diversão, através de regatas recreativas. Com o tempo, ela passou a ser presença marcante também nas águas dos rios Vaza-Barris, Sergipe, Japaratuba, Piauí e Real. O modelo é uma variação da canoa de Tolda e foi criado por pescadores, canoeiros e mestres navais. Este ano, o principal símbolo dessas comunidades será a personagem principal de um evento que pretende entrar no calendário esportivo do Estado: a 'I Corrida de Canoas Sergipana'.
 
A Corrida será realizada na próxima quarta-feira, 8, a partir das 10h30 no estuário do Rio Sergipe, na Avenida Beira Mar, em Aracaju (SE). Uma estrutura especial será montada no Largo da Gente Sergipana para que a população possa acompanhar o evento. O local também será palco da premiação final, que será seguida pela apresentação do grupo de Samba de Coco de Seu Diô, do Povoado Mosqueiro.
 
A competição abre, oficialmente, os eventos comemorativos pelos 60 anos do Banese, que culminará com o show da cantora e compositora Vanessa da Mata, oportunidade onde vai dividir o palco com diversos artistas sergipanos, na sexta-feira (10), a partir das 19 horas, no estacionamento do Museu da Gente Sergipana. Um total de 17 embarcações, vindas de diversos locais do Estado, participarão da regata.