PUBLICIDADE

Banner

UFS vai inaugurar Cátedra Marquês de Pombal

UFS.jpg

 
Em solenidade que contará com as presenças do embaixador de Portugal, Dr. Luís Faro Ramos, do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Dr. Jorge Fonseca, do presidente do Instituto Camões, Dr. João Ribeiro de Almeida, do governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Dr. Valter Joviniano de Santana Filho e do coordenador da Cátedra, professor Dr. Luiz Eduardo Oliveira, nesta segunda-feira, 29, a partir das 9h, no Auditório da Reitoria da UFS, campus de São Cristóvão, acontecerá a inauguração da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS). A Cátedra Marquês de Pombal é a sétima cátedra Camões no Brasil e a 55ª cátedra Camões no mundo.
 
Segundo o Coordenador da Cátedra, o professor Dr. Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS, a cátedra tem como propósito central o desenvolvimento de um conjunto de iniciativas de caráter científico e cultural orientadas para a reflexão e a investigação sobre o século XVIII no Brasil e em Portugal, a partir do trabalho de pesquisa em curso no Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe. Numa ótica interdisciplinar, serão também desenvolvidas colaborações com investigadores de quatro linhas de pesquisa da UFS: História da Educação; Estudos Linguísticos e Literários; Cultura, Memória, Identidade e Filosofia da História e Modernidade.
 
Programação da solenidade de inauguração:
 
*Às 9h - Recital de Viola Caipira, com o violonista e professor do Departamento de Música da UFS Fabiano Zanin.
 
*ÁS 9h30m - Mesa de abertura com falas do Magnífico Reitor da UFS, professor Dr. Valter Joviniano de Santana Filho, do embaixador de Portugal, Dr. Luís Faro Ramos, do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Dr. Jorge Fonseca, do presidente do Instituto Camões, Dr. João Ribeiro de Almeida, do governador de Sergipe (ou do Secretário de Educação do Estado de Sergipe) e do coordenador da Cátedra Marquês de Pombal.
 
*ÁS 10h30m - Conferência de abertura do I Simpósio Pombalino Internacional com o professor Dr. José Eduardo Franco (Cátedra de Estudos Globais / Universidade Aberta de Portugal).
A partir da terça-feira, 30, até o dia 03 de dezembro, o  I Simpósio Pombalino Internacional será online e transmitido ao vivo pelo canal TV UFS, do YouTube.
 
Inscrições gratuitas através do SIGAA-UFS:
https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/consulta_extensao.jsf