PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Anna Toledo

Anna Toledo.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Natural de Curitiba (PR), Anna Toledo é atriz, cantora, compositora e dramaturga, cuja carreira foi iniciada no teatro. Em 1988, estreou profissionalmente como atriz na peça "O Refletor", de Jonathan Kaplan, inspirada na obra de Bertolt Brecht e Kurt Weill, encenada no Teatro Dulcina (RJ), sob a direção de Marcelo Marchioro.
Estudou canto lírico com Francisco Frias, na Escola de Música de Brasília, e com Neyde Thomas, em Curitiba, na Faculdade de Música e Belas Artes. Cursou a Berklee College of Music, em Boston, onde estudou com Gabrielle Goodman e Bob Stoloff.
Em 1995, passou a atuar como cantora no grupo Vocal Brasileirão, sob a direção do maestro Marcos Leite. Com o conjunto, gravou um disco e fez várias apresentações em Curitiba e pelo interior do Paraná.
Trabalhou com vários estilos musicais, tendo atuado como solista nas óperas "A Flauta Mágica" e "Don Giovanni", ambas de W. A. Mozart. Fez turnês cantando música medieval e canções do início do século XX.
Foi cantora da banda curitibana de jazz Original Jazz Combo, com a qual gravou um CD em 2000.
Como cantora erudita, gravou quatro faixas do disco "Sonatas e Austrais", do compositor Harry Crowl, todas sobre poemas de Cruz e Souza. Em 2001, lançou seu primeiro CD solo, "Viva!". Em 2005, lançou o segundo CD "Frescura". Após dois discos com músicas inéditas, lançou em 2012, o CD "Meu Coração É..." com regravações de sambas-canções clássicos.
No teatro, integrou o elenco dos musicais "O Beijo da Mulher Aranha" (2001), "A Bela e a Fera" (2002/2003), “O Fantasma da Ópera” (2004/2005), “My Fair Lady” (2007), "A Noviça Rebelde (2009)", "Godspell" (2012/13) e "Vingança" (2013/14).
Anna Toledo estreou como autora teatral com a peça "Vingança", um musical inspirado na obra do compositor Lupicínio Rodrigues. Em 2015, estreou seu projeto seguinte como autora, o musical "Nuvem de Lágrimas", inspirado na obra "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, adaptado para o interior do Brasil, com canções de Chitãozinho & Xororó. 
Em 2016 escreveu o musical juvenil "Divas", estrelado por Luiza Possi e Jeniffer Nascimento, com canções pop internacionais. Em 2019 estreia a comedia musical "Conserto Para Dois", texto de Anna Toledo estrelado por Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, onde Anna também assina a co-autoria das canções, juntamente com Tony Lucchesi e Thiago Gimenes, que voltou a estar em cartaz.
É a responsável pela versão brasileira do musical "Off-Broadway Murder For Two", com previsão de estreia nacional para 2022.
De volta aos palcos e às atividades profisionais, Anna Toledo está com vários projetos em curso a serem realizados este ano. E para 2022 tem reestreia prevista para o segundo semestre de 2022 do espetáculo "Vingança, o musical", e "Tarsila, a Brasileira", de sua autoria em parceria com José Possi Neto, que também assina a direção, com Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello e grande elenco. 
Entrevistada pelo Bacanudo.com, Anna Toledo citou algumas das suas preferências do cotidiano. Conheça!
 
*Meu livro - "Os Irmãos Karamazov", de Dostoievski.
*Meu filme - "Cantando na Chuva", de Stanley Donnen e "Se Meu Apartamento Falasse", de Billy Wilder.
*Minha música - "Soave Sia il Vento" (da ópera Cosi Fan Tutte, de Mozart).
*Minha cidade - De nascimento, Curitiba; de adoção: São Paulo.
*Minha cara - Muppets na Ópera.
*Minha bebida - Eu ia dizer uísque, mas talvez seja melhor dizer chá.
*Minha comida - Macarrão.
*Minha estação do ano - A primavera.
*Meu paraíso - Amigos e risadas.
*Minha fraqueza - Comédia romântica.
*Meu pecado - Ixe, abafa.
*Meu vício - Café.
*Meu medo - De moto na contramão.
*Minha flor - Acho que orquídea.
*Meu esporte - Maratona de séries.
*Meu lazer - Bambolê.
*Minha etiqueta - Transparência.
*Meu cheiro - De chuva de verão.
*Meu ídolo - Anna Netrebko.
*Meu sonho - Que estou voando.
*Minha inspiração - Minha mãe, 'Kusum Toledo'.
*Meu arrependimento - Não ter estudado piano a sério.
*Meu compositor - 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante - O 'Gansaral', no Campo Belo.
*Minha paisagem - As ruas e as pessoas.
*Minha indiferença - Nem sei.
*Meu exaegero - Ópera.
*Minha impaciência - Telemarketing.
*Meu lugar no mundo - O teatro.
*Meu lugar na casa - O escritório.