Nesta segunda-feira, 4 de outubro, é comemorado o 'Dia de São Francisco de Assis'. A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana: São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.
História de São Francisco de Assis
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. O jovem, cujo nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardoni, aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e esbanjando vaidade.
No entanto, ao participar como soldado da guerra entre as cidades de Assis e Peruggia, ele foi capturado e, um ano depois, foi resgatado e ficou doente.
Ele ainda tentou regressar ao exército, mas teve um sonho que transformou a sua vida. No sonho, uma voz disse-lhe para "servir ao amor e ao Servo". Foi então que Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para "desposar a Senhora Pobreza", e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.
Num desses momentos, ele recebeu uma visão, que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.
A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal.
Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Os estigmas são as marcas das feridas de Jesus Cristo que aparecem no corpo de algumas pessoas.
São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226 e foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis, na Itália.
Após dois anos da sua morte, São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX (1145-1241). Esta terá sido uma das canonizações mais rápidas da História da Igreja.
Fundação da Ordem Franciscana
Francisco tinha ouvido o chamado de Deus para seguir o caminho de Cristo. Assim sendo, o jovem passou a viver com alegria a vida da pobreza, humildade e obediência. Ele acreditava que para o cristão viver o real significado do Evangelho, deveria abdicar de todos os confortos e seguir à risca a vida de Jesus Cristo.
Desta maneira, escreveu a primeira regra da Ordem Franciscana e conseguiu a aprovação oral do Papa Inocêncio III, em 1209, dando origem ao ramo hoje conhecido como Frades Franciscanos Conventuais.
Igualmente, receberia a jovem Clara, que seria a responsável pelo ramo feminino dos franciscanos, sob o nome de Clarissas.
Seguindo seu caminho como peregrino de Deus, Francisco e seus seguidores viajaram por muitas cidades da Europa e África, como o Egito, Chipre, Roma, Síria e outras cidades e lugares considerados sagrados.
O amor de Francisco pelas "obras de Deus", ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido, era imenso. Ao abrir mão de toda a sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.
Sincretismo Religioso no Brasil
No Brasil, a partir do sincretismo religioso, São Francisco de Assis foi incorporado pela Umbanda e Candomblé, sendo venerado sob a figura de Xangô. Salve!