PUBLICIDADE

Banner

Bilhões de abelhas, borboletas e besouros... estão morrendo

abelhas e borboleta.jpg

 
Silenciosamente, o apocalipse dos insetos segue avançando - bilhões de abelhas, borboletas e outras pequenas criaturas extraordinárias estão morrendo, e as consequencias podem ser em breve catastróficas para nossas safras e frágeis ecossistemas globais.
 
Os pesticidas da agricultura estão entre os principais culpados. Mas agora, a União Europeia está considerando uma proposta para cortar o uso de pesticidas até 2030 que poderia pavimentar o caminho para a abolição total na Europa em 15 anos. Como uma superpotência no mercado internacional, a UE tem uma enorme influência em lançar padrões globais e uma vitória por lá pode ter grandes efeitos no mundo todo.
 
Mas primeiro, nós precisamos evitar que o poderoso lobby da indústria química acabe com esse plano. 
 
Estudos recentes sugerem que mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio, um terço estão em perigo de extinção e em geral têm uma taxa de extinção oito vezes mais rápida que a dos mamíferos, aves e répteis! Este número inclui abelhas, borboletas e besouros e outros lindos polinizadores que sustentam uma parte importante de nossa cadeia de alimentação e delicados ecossistemas.
 
Proteger os habitats da vida selvagem segue sendo uma parte importante da luta para barrar o colapso das populações de insetos, mas é igualmente importante atacar a enxurrada de pesticidas que entram em nossos campos e parques - 2,5 milhões todos os anos! Há claras evidências que os químicos da agricultura não apenas causam poluição da água e do solo, mas também são mortais para abelhas e outros polinizadores.
 
Mas agora temos uma gigante oportunidade na Europa de pressionar por um novo modelo agrícola, livre de pesticidas, que permita à natureza e aos fazendeiros a prosperarem em harmonia. Legisladores-chave da UE estão prontos para lutar pelo mais ambicioso acordo da história para transformar nossos sistemas de cultivo, mas eles precisam de nosso apoio.
 
Está chegando o momento certo para tratar deste assunto, e não apenas na Europa, a ONU acaba de publicar um plano para reduzir drasticamente o uso de pesticidas, antecipando negociações internacionais sobre o tema que devem acontecer no final do ano. Se ajudarmos a vencer na Europa, mais países vão seguir, nos colocando um passo mais perto de salvar nossas abelhas e polinizadores da extinção, e ajudando a florescer cultivos menores e mais sustentáveis. Vamos nos unir nessa campanha!