PUBLICIDADE

Banner

Hoje, 21 de setembro, é o Dia da Árvore

Ipê-amarelo.jpg

A árvore símbolo do Brasil é o Ipê-amarelo


 
Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no aqui no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.
 
O objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.
 
O Ipê-amarelo foi escolhido como símbolo da nação, pois quando suas flores amarelas caem no chão, principalmente em locais com grama verde, lembra-se da bandeira do Brasil.
 
Além disso, entre os meses de agosto e setembro é a época em que as flores do ipê-amarelo desabrocham, coincidindo com o dia da independência do Brasil, em 7 de setembro.
 
Como surgiu o dia da árvore?
 
Tudo começou em 10 de abril de 1872 quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.
 
O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza e como isso afetaria a vida a longo prazo.
 
No Brasil, apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965.
 
Mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.
 
Atividades para o Dia da Árvore
 
*Plantar uma árvore;
*Revitalizar algum jardim que não esteja bem cuidado;
*Conhecer o Jardim Botânico ou parque arborizado da sua cidade;
*Ajudar entidades que promovam a preservação da natureza.