PUBLICIDADE

Banner

Dicionário dos Antis será lançado online pela TV UFS

Data do evento - 21 de Setembro de 2021

Webp.net-resizeimage (49).jpg

Luiz Eduardo Oliveira


 
O canal TV UFS, no YouTube, vai transmitir o lançamento do 'Dicionário dos Antis: a Cultura Brasileira em Negativo', no próximo deia 21, às 18h, com a presrnça de ilustres participantes.
 
A publicação lançada pela editora Pontes, por um lado, mostra que vivemos uma época que pode ser resumida por um notável prefixo anti, o que significa que somos, acima de tudo, uma cultura do contra; por outro lado, vivemos num país no qual, ao longo dos últimos anos, emergem todas as correntes e discursos centrados na percepção negativa do Outro - antissemitismo, anticlericarismo, anticomunismo etc. - e sobre o qual se constituem as identidades no Brasil.
 
Reunindo artigos de 131 pesquisadores em 133 verbetes que descrevem o processo de desnização das diferenças, a obra é uma história da cultura brasileira em negativo. Produto da parceria de caráter internacional entre o Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe e o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, com  apoio de mais 13 instituições nacionais e internacionais, a obra dirigida pelos pesquisadores Luiz Eduardo Oliveira (foto) e José Eduardo Franco tem a versão brasileira organizada poe Carmela Grüne, Cristiane Nunes, Jean Chauvin, José dos Santos e Sandro Marengo, reunindo famosos pesquisadores brasileiros, como Luis Mott, Maria Luiza Tucci Carneiro e Valdete Souto Severo, e outros nem tão conhecidos.
 
O livro reproduz no Brasil o que o 'Dicionário dos Antis: a Cultura Brasileira em Negativo' foi em Lisboa. A obra além de um thesaurus de conhecimento único, nos pode ajudar a desconstruir os mecanismos discursivos que geram a intolerância e impedem a construção de sociedades democraticamente maduras e a formação para uma cidadania inclusiva.