Quem vem a Liverpool, na Inglaterra, visitar a cidade não pode deixar de conhecer os dois museus dedicados aos Beatles que contêm itens raros, instrumentos pessoais e contam a história do quarteto mais famoso da música em todo o planeta.
O Liverpool Beatles Museum, situado na Matthew Street - famosa rua do Cavern Club -, exibe 300 itens originais, com um acréscimo de 1.200 em estoque.
O museu está localizado em um prédio de cinco andares, sendo três deles dedicados a um período diferente da história dos Beatles.
O primeiro andar cobre o período de 1959-1962, enquanto o segundo e terceiro cobrem 1963-1966 e 1967-1970, respectivamente.
O espaço foi inaugurado pelo primeiro baterista dos Beatles, Pete Best e o irmão dele Roag Best, filho de Neil Aspinall - amigo e assistente pessoal dos Beatles.
“Esse museu é fantástico com itens que eu nunca imaginei ver ao vivo”, ressaltou Rodrigo Meireles, durante a sua visita.
O outro museu é o The Beatles Story está situado na Albert Dock, zona bastante turística da cidade.
O Beatles Story é a maior exposição permanente do mundo puramente dedicada à vida e à época dos Beatles e leva os visitantes numa viagem atmosférica pelas vidas, épocas, cultura e música dos Beatles.
O museu ainda conta com recriações imersivas de locais importantes da carreira da banda, incluindo The Casbah Club, The Cavern Club e Abbey Road Studios.
(Por Hamilton Luduvice - Liverpool)