PUBLICIDADE

Banner

Técnicas terapêuticas combatem insegurança no retorno presencial às aulas

Cintia Barreto.jpg

 
Com o avanço na vacinação e os baixos números de casos da Covid-19, a volta às aulas presenciais tem acontecido de forma gradual para crianças e adolescentes. Após um ano e meio no ensino remoto, uma experiência nunca antes vivida, o “novo normal” pode causar ansiedade e medo de infecção pela doença. Para ajudá-los nesse momento, as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) têm sido muito utilizadas.
 
As PICS são recursos terapêuticos que atuam na prevenção de doenças e recuperação da saúde, com ênfase no acolhimento e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Cíntia Barreto, terapeuta holística, auxilia as crianças a lidarem com o medo e a insegurança por meio das práticas complementares, como aromaterapia, florais de bach e o reiki, uma técnica que utiliza a imposição de mãos para canalizar a energia vital visando promover o equilíbrio energético.
 
Cintia Barreto ressalta que com a disseminação do conhecimento, a tendência é que modalidades como reiki sejam melhor aproveitadas no dia a dia do indivíduo. “Cada vez mais, as pessoas estão aderindo a tratamentos que utilizam recursos terapêuticos que podem somar à medicina tradicional, o que sem dúvida pode trazer mais saúde e qualidade de vida, inclusive no pós-pandemia”, diz.
 
De acordo com Cintia, os processos são fundamentais para combater emoções negativas. E as PICS irão ajudar aos jovens e crianças a retornarem às aulas de forma mais tranquila, mesmo que seja num ambiente diferente. “O momento que estamos vivendo foi desafiador para todos. Os nossos jovens e crianças também estão recebendo as informações negativas a todo momento. Precisamos cuidar e observar para que o retorno às aulas não seja traumático, assim como foi, para alguns, a ida para o online”, diz.
 
O apoio e envolvimento da família tem papel importante no tratamento. Com o núcleo familiar envolvido e realizando os procedimentos em casa, todas as etapas são concluídas e o resultado é muito satisfatório. Assim, os pacientes conseguem eliminar todos os medos e inseguranças nesse processo de volta às aulas e atingir um melhor desempenho na escola.