PUBLICIDADE

Banner

Cuidados ao dividir o carro com outras pessoas

carro lotado.jpg

 
Investigadores da Universidade de Swansea, no País de Gales, Reino Unido, concluíram que abrir regularmente as janelas do carro durante 10 segundos pode diminuir em 97% a quantidade de partículas de coronavírus dentro do veículo. O estudo descobriu que a diferença na pressão do ar entre o interior e o exterior de um veículo em movimento cria uma corrente de ar capaz de 'sugar' o vírus.
 
De acordo com os resultados do estudo, citados pela BBC, para conduzir a 50 quilômetros por hora, é necessário abrir apenas duas janelas do carro, de preferência na diagonal. Porém, uma velocidade menor exige abrir as quatro janelas.
 
“A baixas velocidades, a diferença de pressão é bem menor, então o ar dentro do carro é altamente turbulento. A isso acresce a natureza pára-arranca na cidade e as constantes mudanças de direção", explicou o líder do estudo, professor Chenfeng Li. "Nessas circunstâncias, precisa da máxima ventilação possível com todas as janelas disponíveis abertas".
 
"Descobrimos que o aumento da diferença na pressão do ar em altas velocidades significava que a abertura diagonal (por exemplo, uma janela frontal à direita e uma janela traseira à esquerda) criava um efeito de túnel muito forte, que era ainda mais eficiente na dispersão de partículas do que ter todas as quatro janelas abertas ", disse o prof Li. Segundo o mesmo, "o processo é tão eficaz que só é necessário executá-lo por 10 segundos de cada vez, a cada cinco a 10 minutos, ou sempre que alguém tosse ou espirra".
 
Dito isto, a melhor maneira de se manter seguro num veículo partilhado é usar uma máscara. As descobertas mostraram que o uso de uma cobertura facial reduziu a emissão do vírus em 90% e que a ingestão do vírus pelos passageiros foi reduzida em 70%.