PUBLICIDADE

Banner

Movimento Urban Sketchers aterrissa no Shopping Jardins, em Aracaju

2.PALÁCIO OLÍMPIO CAMPOS.jpg

Palácio Olímpio Campos, em Aracaju (SE)


 
Quem transita pela Praça de Eventos Orquídeas do Shopping Jardins, na zona Sul de Aracaju (SE), tem a oportunidade de apreciar um belo painel com 10 ilustrações feitas pelo artista Agripino Neto, em papeis Marker, reciclado e com fibra de bambu e algodão. As obras expostas na exposição Urban Sketchers retratam edifícios, monumentos e pontos turísticos que integram a paisagem urbana de Aracaju.
 
Utilizando as técnicas de naquim e naquim com marcadores, o artista resgata a preciosidade dos antigos croquis que exercem grande fascínio sobre os apreciadores da Arquitetura e do Urbanismo. “Os desenhos da cidade de Aracaju se reconhecem, aqui, pelos seus monumentos, paisagens e prédios representativos, identificados em significado através dos traços de quem desenha e compartilhados na memória dos que os veem”, relata Agripino Neto.
 
Através de sua arte, o também arquiteto e professor universitário insere Sergipe no movimento mundial Urban Sketchers, criado em 2007 por Gabriel Campanario, jornalista espanhol, radicado nos Estados Unidos. Trata-se de uma comunidade global que reúne artistas dedicados ao chamado ‘desenho de locação’, arte feita através da observação direta, seja ao ar livre ou em ambientes interno, das cidades, vilas e aldeias em que vivem ou viajam e compartilhada pela internet e mídias sociais.
 
Urban Sketchers busca incrementar os valores documental, educacional e artístico do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas que se dedicam a esta arte ao redor do mundo. “Desenhar pontos de uma cidade é explorar seus cantos, sua personalidade, deixar fluir a técnica e captar a atmosfera do lugar’, pontua Agripino Neto.