PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Claudya

Claudya capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Cláudya (anteriormente Cláudia e Cláudia Oliveira), nome artístico de Maria das Graças Rallo Medori é uma cantora brasileira, nascida no Rio de Janeiro.
Estreou aos nove anos em um programa de calouros na Rádio Sociedade de Juiz de Fora (MG), onde cresceu. Aos 13 anos foi crooner do Conjunto Meia-Noite, que animava as festas e bailes da região.
Desenvolveu sua carreira em São Paulo na década de 60; no início, participando do programa 'O Fino da Bossa' ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues e elenco, empolgando multidões com sua voz de menina, soltando os trinados em referências musicais relevantes daquela época no Brasil.
Seu primeiro disco, lançado em CD pela Som Livre teve os arranjos assinados pelo maestro Chiquinho de Morais e no disco figuram nomes como Gilberto Gil, Paulinho Nogueira, Chico Buarque, entre outros que iniciavam suas carreiras na mesma época.
Em 1969, venceu o I Festival Fluminense da Canção, defendendo a música "Razão de Paz para Não Cantar" (Eduardo Lage e Alésio de Barros).
Na década de 70 participou de festivais internacionais a exemplo do festival do México, Venezuela, Grécia, representando o Brasil e ganhando sempre o primeiro lugar como intérprete e sendo avaliada por maestros e músicos internacionais como: Ray Connif e Quincy Jones.
Destacou-se no cenário musical em 1982 com a música "Não Chores Por Mim, Argentina", no espetáculo musical Evita (peça), atuando pela primeira vez como atriz. O espetáculo ficou em cartaz durante um ano, no Rio de Janeiro, e em 1986 a montagem aconteceu em São Paulo, durante seis meses, com direção de Mauricio Sherman e Victor Verbara.  
Claudya gravou mais de 20 discos e foi recordista de vendas. Graças ao seu grande sucesso, foi convidada a participar dos principais programas de televisão da época. 
Lançou um disco em japonês, que vendeu mais de 200 mil cópias, e entre os prêmios que ganhou estão o Troféu Roquette Pinto e o Globo de Ouro. Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Com Mais de 30", composição de Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle, "Jesus Cristo", de Roberto e Erasmo Carlos, "Desacato", de Antonio Carlos e Jocafi, "Esse Cara" e "Como 2 e 2 São Cinco", ambas de Caetano Veloso.
Em 2008, o cantor Marcelo D2 inclui samples da canção "Deixa eu Dizer" (1973), letra de Ronaldo Monteiro de Souza e Ivan Lins e interpretada pela cantora Cláudia, em seu disco lançado no mesmo ano, alcançando considerável sucesso.
Seus últimos lançamentos foram o disco em homenagem a Caetano Veloso, em 2011, intitulado: "Senhor do Tempo"; "Para Sempre Amanhecer" com o pianista Tiago Mineiro, em 2016, e o EP: "Claudya em Novas Canções", em 2020.
Aos 73 anos de idade, em fevereiro deste ano de 2021 Claudya se permitiu participar da primeira edição do programa "The Voice +" (TV Globo), integrando a equipe de Claudia Leitte, onde permaneceu até as semifinais da competição.
O programa possibilitou a visibilidade de artistas que não estão mais na mídia e anônimos com mais de 60 anos de idade. No caso de Claudya, novos ouvintes surgiram e isso é um prêmio para um artista com uma trajetória musical relevante dentro do cenário da música popular brasileira   
Além de uma bela voz, Claudya também toca piano e teclado desde os 23 anos de idade e é mãe da cantora Graziela Medori.  
Entrevistada pelo Bacanudo.com, a multifacetada artista citou algumas preferências do seu dia-a-dia. Conheça! 
 
*Meu livro – "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.
*Meu filme – "Ben-Hur", dirigido por William Wyler.
*Minha música – "Mac Arthurs Park", de Richard Harris.
*Minha cidade – São Paulo.
*Minha cara -  (não respondeu).
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Strogonoff.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso – A minha casa.
*Minha fraqueza – (não respondeu).
*Meu pecado – Doces.
*Meu vício – O cigarro.
*Meu medo – Da morte.
*Minha flor – A rosa.
*Meu esporte – Tocar piano.
*Meu lazer – Ouvir música.
*Minha etiqueta - Quieta.
*Meu cheiro – Do perfume Paco Rabanne.
*Meu ídoloBarbra Streisand.
*Meu sonho – Trabalhar na minha profissão.
*Minha inspiração – O mar.
*Meu arrependimento - Nenhum.
*Meu compositor – São muitos dos quais gosto.
*Meu restaurante - De gastronomia italiana.
*Minha paisagem – O luar.
*Minha indiferença – Para o ódio.
*Meu exagero - Comer.
*Minha impaciência - Esperar.
*Meu lugar no mundo – A esperança.
*Meu lugar na casa - Segurança.