PUBLICIDADE

Banner

Congresso dos Institutos Históricos do Nordeste

Instituto Histórico.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Em parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e com o Programa de Pós-Graduação em História da UFS o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) realizará, de 13 a 15 do corrente, o 'VII Congresso dos Institutos Históricos do Nordeste'. O certame havia sido idealizado para 2020, inserido na programação do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe. A ocorrência da pandemia impossibilitou a presença dos representantes dos Institutos Históricos dos estados nordestinos em Aracaju, por isso, o Congresso ocorrerá neste mês, de modo virtual, encerrando as comemorações do bicentenário, pelo IHGSE. 
 
Na quinta-feira, 8 de julho, Sergipe completa 201 anos da data em que, separado da Bahia, passou a ser Capitania autônoma e veio a integrar o Império do Brasil como uma das suas Províncias.  
 
O Congresso reunirá diretores e sócios de Institutos Históricos de todos os estados do Nordeste assim como de Institutos municipais, mas as inscrições, gratuitas, estão abertas a todos os interessados. A programação contará com a participação do Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Victorino Chermont de Miranda e terá mesas-redondas sobre os desafios enfrentados pelos Institutos para o desempenho das suas funções no atual contexto. Haverá uma sessão especial em homenagem ao Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe e outra sessão em homenagem ao Bicentenário da Junta Governativa de Goiana (PE) e da Convenção de Beberibe, além de lançamentos de livros. As sessões serão transmitidas pela TV UFS.