PUBLICIDADE

Banner

Caminhos para celebrar o Corpus Christi

Corpus Christi 2.jpg

 
Nesta quinta-feira, 3 de junho, será comemorado o dia de Corpus Christi, data que ressalta uma oportunidade para os cristãos celebrarem um dos sacramentos que fundamentam a Religião Católica: a Eucaristia. A expressão Corpus Christi vem do idioma antigo Latim e quer dizer “corpo de Cristo”.  Muito mais do que a ocasião das famosas procissões pelos “tapetes”, a data é um convite à  reflexão sobre a obra que Jesus Cristo nos deixou.
 
A data para se celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo materializados na eucaristia surgiu no ano de 1264. Na ocasião, o papa Urbano IV instituiu a celebração do Corpus Christi após dois episódios. O primeiro deles foi com Santa Juliana. Ela teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado com destaque.
 
Outro fator que levou à criação do Corpus Christi foi a ocorrência do chamado “Milagre de Bolsena”. 
 
Segundo informações publicadas na coletânea “Edizioni San Clemente”, da editora italiana Unilibro, o milagre ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa em Bolsena, na cripta Santa Cristina, na Itália. Ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela. Logo que soube do ocorrido, o papa Urbano IV mandou reunir os objetos usados na celebração. Os mesmos estão guardados até hoje (sete séculos depois) na Basílica de Santa Cristina.
 
Um dos símbolos mais famosos de Corpus Christi são as procissões que passam por tapetes coloridos com desenhos religiosos. Imagens de Jesus, do cálice de vinho, a Santa Hóstia e muitas outras inspirações em temas relacionados são moldados com as mais diferentes técnicas. São usados elementos como serragem, borra de café e grãos.
 
A tradição começou em Portugal, ainda no séculos XIII, e foi trazida pelos colonizadores para o Brasil. Assim, espalhou-se por todo o território nacional. A ideia dos tapetes surgiu porque os fiéis acreditavam que Jesus estaria andando pelas ruas da cidade. Assim, Cristo mereceria uma recepção grandiosa, com tapetes espalhados por passaria.
 
Neste ano de 2021, o mundo ainda vive em suspense em relação à situação da pandemia do novo coronavírus. No Brasil, as celebrações com aglomerações estão com restrições, dependendo de cada estado e/ou município. Nem por isso, devemos deixar que uma das datas mais importantes do ano passem em branco. É possível fazermos nossas reflexões e orações das nossas próprias casas, como nos exemplos a seguir: 
 
*Procure roteiros de oração
*Aproveite para partilhar o pão
*Guias de oração individual
*Grupos de oração e celebrações virtuais
 
Esperamos que com essas dicas você possa fazer do Corpus Christi de 2021 um período de reflexão e de oração, para que juntos celebremos a Eucaristia, que simboliza o corpo e o sangue de Jesus Cristo, nosso salvador.
 
(Fonte: Província Marista Brasil)