PUBLICIDADE

Banner

I Simpósio de Cinema e História

cinema 2.jpg

 
No período de 07 a 10 de junho, será realizado o 'I Simpósio de Cinema e História', promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento tem como objetivo compreender os diálogos entre a narrativa cinematográfica e a narrativa historiográfica na construção do saber histórico em uma perspectiva interdisciplinar. Além disso, pretende discutir as condições do filme como fonte histórica, agente da história e representação na análise de contextos variados, essencialmente em vias sincrônica e diacrônica.
 
O Simpósio é aberto a todas as pessoas interessadas e as inscrições estão abertas no site de Extensão do Sigaa. As atividades serão totalmente online, transmitidas pelo canal do YouTube PPGCINE UFS. Para mais informações basta acessar  https://ppgcine.contactin.bio/. 
 
Confira abaixo a programação completa:

*7 de junho de 2021, às 14 horas
Conferência de Abertura: Cinema-História: as múltiplas faces de uma relação
Conferencista: Prof. Dr. José D’Assunção Barros (PPGHC/UFRJ)
Mediador: Prof. Dr. Hamilcar Silveira Dantas Junior (DEF/PPGCINE/UFS)
Apresentação: Profº Dra. Maria Beatriz Colucci (DCOS/PPGCINE/UFS) – Coordenadora do PPGCINE/UFS
 
*8 de junho de 2021, às 14 horas
1ª Mesa-redonda: Cinema, História e Literatura: diálogos interdisciplinares
Palestrantes: Prof. Dr. Fernando de Mendonça (DELIB/PPGLetras/UFS); Prof. Dr. Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz (DELV/ PPGCINE/UFS)
Mediador: Prof. Dr. Luís Américo Silva Bomfim (DAVD/PPGCINE/PPGCR/UFS)
 
*9 de junho de 2021, às 14 horas
Mesa-redonda: As Revistas de Cinema como fonte e objeto da pesquisa histórica e interdisciplinar: 100 anos da Revista “A Scena Muda”
Palestrante: Profª. Dra. Andreza Santos Cruz Maynard (CODAP/PROFHISTORIA/UFS); Profª. Dra. Priscilla Kelly Figueiredo (DEF/UFS);
Mediadora: Profª. Dra. Ana Ângela Farias Gomes (DCOS/PPGCINE/UFS)
 
*10 de junho de 2021, às 14 horas
Conferência de Encerramento: Cinema, História e Memória: Leon Hirszman e a construção de um cinema popular, político e de resistência
Conferencista: Prof. Dr. Reinaldo Cardenuto (PPGCINE/UFF)
Mediador: Prof. Dr. Renato Izidoro da Silva (DEF/PPGCINE/UFS)