PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Denise Del Vecchio

Denise Del Vecchio capa.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Atriz, escritora, diretora, dramaturga e professora, Denise Del Vecchio é um dos nomes femininos mais icônicos da dramaturgia brasileira.
Começou sua carreira jovem, aproximadamente com 15 anos, levada por um professor de Geografia no Teatro de Arena, em São Paulo, no início dos anos 70. A primeira peça que assistiu foi 'Vida e Morte Severina'. Teve o privilégio também de assistir Cacilda Becker em sua última apresentação, em 1969. E a partir dali renasceu uma grande paixão e com isso resolveu seguir nessa profissão, só que ela se achava muito velha. 
Depois, foi estudar Bertolt Brecht na escola Auguste, e logo em seguida resolveu encenar diálogos do filósofo Platão junto com a sua turma de Filosofia, foi a partir daí que seu interesse por teatro tornou fundamental na sua vida. Denise foi fazer um curso do Emílio Fontana, no TBC, e depois de seis meses foi para o Teatro de Arena, onde se profissionalizou, interrompendo sua formação em História.
Ao lado de seu ex-marido Celso Frateschi, Denise formou um grupo Teatro Núcleo que procurou manter rigidamente o que aprendeu com Augusto Boal, desde construir, até apresentar o ato teatral. A "troupe" de Denise apresentava-se em teatros da periferia e isso foi até o ano de 1978. 
No Núcleo do Teatro de Arena em São Paulo, participou do espetáculo 'Teatro Jornal 1ª Edição', encenado por Augusto Boal, e 'Arena Conta Zumbi' em (1971). No ano seguinte, fez 'Doce América, Latino América', criação coletiva. Ainda em 1972, entrou para o Teatro Studio São Pedro, de Maurício e Beatriz Segall e encenou 'Tambores na Noite' e 'A Semana - Esses Intrépidos Rapazes e Sua Maravilhosa Semana de Arte Moderna'. Mais tarde ela fundou uma escola de teatro, onde sempre demonstrou vontade de evoluir e ali sua carreira no teatro decolou.
Dos tempos pra cá, Del Vecchio tem uma trajetória enorme no teatro e então resolveu partir para a carreira individual atuando em telenovelas. Começou na TV Tupi, em 1974, na telenovela 'Ídolo de Pano'. Na televisão, atuou em séries e novelas das emissoras Rede Globo, RecordTV, Rede Bandeirantes, Manchete e SBT. 
Denise tem uma coleção de grandes trabalhos, e desde 2006, participa das novelas da RecordTV. Em 2007, ela realizou leitura do texto 'Querida Mamãe', de Maria Adelaide Amaral, ao lado de Tuna Dwek e sob a direção de seu filho, André Frateschi, que herdou o DNA da mãe e também é ator, músico e diretor.
A rica trajetória artística e pessoal da atriz Denise Del Vecchio está em 'Memórias da Lua', de Tuna Dwek, da Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que foi lançado em fevereiro de 2008.
"Minhas experiências artísticas sempre foram experiências de vida". diz Denise
Com o passar dos anos, Denise Del Vecchio se tornou uma grande estrela da Record TV, emissora onde vem interpretando  consecutivos personagens de grande destaque e sendo bastante elogiada pela crítica especializada, a exemplo da novela 'Vidas em Jogo' (2011) quando deu vida a rígida e de bom coração Augusta, dona de uma confeitaria, que durante a trama ganha um prêmio de uma bilheteria, e revela o fato de ser transexual. 
No Ano de 2013 encarnou a amargurada Lia na minissérie 'José do Egito' e ficou reconhecida nacionalmente quando interpretou a inabalável Joquebede na novela 'Os Dez Mandamentos', papel que lhe rendeu a indicação como melhor atriz no Troféu AIB De Imprensa e também no Troféu Internet. A própria atriz em entrevista relatou o quanto se sentia grata por ter ganho esse papel.
Del Vecchio também ganhou muitas cenas em 'O Rico e Lázaro' (2017), onde viveu Elga, uma mulher fútil e bem-humorada. Em 2019, ganha destaque em 'Topíssima', novela que está sendo reprisada, interpretando a doce Madalena, uma mulher humilde que batalha pra manter a família e sofre com uma filha dissimulada e de caráter duvidoso.
Desde 1986, a atriz é casada com o iluminador cênico Ney Bonfante. Recentemente Denise foi entrevistada pela jornalista Cyntia Menezes na live semanal 'Entre-Vistas' e deu um show de talento, humildade e carisma deixando os fãs ainda mais apixonados pela multifacetada artista.
Entrevistada pelo Bacanudo.com, Denise Del Vecchio citou exclusivamente pra gente algumas das suas preferências do dia a dia, fora dos studios de gravação e compromissos profissionais. Ela é uma fofa! 
 
*Meu livro"Feliz Ano Velho", de 'Marcelo Rubens Paiva'.
*Meu filme - "Morte em Veneza", de Luchino Visconti.
*Minha música - "Com Açúcar, Com Afeto", de 'Chico Buarque de Hollanda'.
*Minha cidade - São Paulo.
*Minha cara - O palco.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Massas.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso - O palco.
*Minha fraqueza - As minhas netas.
*Meu pecado - Chocolate.
*Meu vício - Chocolate.
*Meu medo - De ser acusada injustamente.
*Minha flor - Orquídea.
*Meu esporte - Não pratico.
*Meu lazer - Brincar com as minhas netas e viajar quando era possível.
*Minha etiqueta - Por favor, obrigada.
*Meu cheiro - De alecrim.
*Meu ídolo - “Os meus ídolos ainda são os mesmos...”
*Meu sonho - Voltar aos palcos.
*Minha inspiração - 'Laura Cardoso'.
*Meu arrependimento - Não penso nisso. Sigo em frente.
*Meu compositor - 'Chico Buarque', 'Gilberto Gil', 'Caetano Veloso' e 'Milton Nascimento'.
*Meu restaurante - Prefiro comer em casa.
*Minha paisagem - Do alto de Montserrat, em Barcelona.
*Minha indiferença - Aos tolos.
*Meu exagero - Meu amor pela arte de interpretar.
*Minha impaciência - Com gente que fala e não escuta.
*Meu lugar no mundo - Nos braços do meu marido.
*Meu lugar na casa - No escritório.