PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Rita Benneditto

Rita Benneditto.jpg

(Foto: Divulgação)


 
Rita nasceu em São Benedito do Rio Preto, Maranhão. A origem pautou a escolha do novo nome artístico. Projetada como Rita Ribeiro, a artista decidiu adotar em 2012 o nome de Rita Benneditto para homenagear sua cidade natal e seu pai, Fausto Benedito Ribeiro.
Ela começou sua carreira em São Luís, aos 15 anos. Morou no Chile em 1986 e lá estudou canto erudito. Na volta ao Brasil, no ano seguinte, ganhou o prêmio de melhor intérprete e o segundo lugar no FUMP (Fstival Universitário de Música Popular), em em São Luís.
Ao lado de Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Zeca Baleiro e Chico César, apresentou-se na noite brasileira do Festival de Montreux, na Suíça.
Em 2000, participou do Festival Todos os Cantos do Mundo, dividindo o palco com Lokua Kanza, considerado um dos grandes expoentes da música pop africana. Nesse mesmo ano, após Rita ter lançado seu segundo disco na Europa, fez turnê internacional nas principais cidades americanas e canadenses para plateias de aproximadamente 15 mil pessoas.
Em 2001, foi indicada ao Grammy Awards 43rd, na categoria de melhor álbum de pop-rock pelo CD 'Pérolas aos povos'.
Sua popularidade aumentou ainda mais com o inovador 'Tecnomacumba'. Resultado de uma intervenção cultural, o show virou um fenômeno independentemente de mídia.
Através desse projeto, Rita ganhou o Prêmio Rival Petrobras de Música na categoria Melhor Show e o 21º Prêmio da Música Brasileira como Melhor Cantora - Categoria Canção Popular.
'Tecnomacumba - 15 anos de festa e fé'. Esse foi o título da apresentação que marcou, ao longo de 2018, os 15 anos do projeto. No mesmo ano, ela lançou também o single e o clipe da música '7Marias', composição dela em parceria com Felipe Pinaud. O vídeo já ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações. 
Mas, antes disso, em 2017, ao lado de Donatinho, Fred Ferreira e Ronaldo Silva, a artista realizou a pre-estreia de 'Zabumba Beat', epetáculo que reverencia os tambores do Brasil. Nesse mesmo ano dividiu a cena com Jussara Silveira no show 'Rita Benneditto convida Jaime Alem', no qual as interpretações da cantora aparecem emolduradas pelos instrumentos de cordas do maestro, compositor e arranjador.
A cantora estreou em 2020, antes da pandemia, seu novo novo show 'Samba de Benneditto', no qual mostra seu olhar sobre o samba e os muitos estilos com que ele é executado em diferentes regiões do país. Lançou também o single 'Benneditto Seja', samba com forte influência de ritmos maranhenses.
Em no ano passado, no mês de junho, Rita Benneditto lançou seu novo single e clipe 'Amor Maior', do compositor maranhense Joãzinho Ribeiro, seu companheiro de geração na música, composição lançada em uma live no Dia dos Namorados.
Ao invés de uma arma, uma canção; ao invés de um tiro, um poema; ao invés de uma convocação para a violência, uma singela demonstração de afeto. Foi com essa ideia que Joãozinho Ribeiro compôs o reggae 'Com o Afeto das Canções', interpretada por ela em parceria com Zeca Baleiro, cujo lançamento aterrisou nas plataformas digitais no dia 19 de março deste ano e também ganhou clipe estreado no final do mês passado, reafirmando a mensagem que a música celebra: a importância do afeto e do amor em tempos de incerteza e ódio.
Rita Benneditto é a convidada de Lula Ribeiro para dar o pontapé inicial na segunda temporada do Projeto 'Lula Ribeiro convida', no Instagram @lularibeiro, lives semanais que o cantor e compositor sergipano vem pilotando desde abril do ano passado, toda sexta-feira, às 19h, sempre com convidados especiais.   
Mas antes de curtir a live e se deliciar com o canto de Rita Benneditto, você vai conhecer um pouco das preferências dessa talentosíssima artista maranhense através desse bate papo descontraído exclusivo para o Bacanudo.com. Desfrute!
 
*Meu livro - "Amor e Liberdade", de Osho.
*Meu filme - "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore.
*Minha música - "Oração ao Tempo" de 'Caetano Veloso'.
*Minha cidade - São Luís do Maranhão. 
*Minha cara - De alegria.
*Minha bebida - Água e whisky (rsrs).
*Minha comida - Camarão de todo jeito.
*Minha estação do ano - O outono.
*Meu paraíso - A minha casa.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - De não ter saúde.
*Minha flor - Lírios.
*Meu esporte - Caminhar.
*Meu lazer - Ouvir música.
*Minha etiqueta - Agradecer.
*Meu cheiro - De capim limão/laranjeira.
*Meu ídolo - A minha mãe.
*Meu sonho - Um dia gravar com 'Jorge Ben Jor'.
*Minha inspiração - Minha casa de santo, meu Ilê.
*Meu arrependimento - Nenhum.
*Meu compositor- O universo.
*Meu restaurante - 'Barraca da Chiquita/Baseiro' de Copacabana (RJ).
*Minha paisagem - A minha janela para a praça do bairro Peixoto aqui no Rio de Janeiro.
*Meu exagero - Cabelo cabeleira.
*Minha impaciência - Pra gente blasé.
*Meu lugar no mundo - Na água.
*Meu lugar na casa - Na minha janela.