PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Valéria Monteiro

Valéria Monteiro capa.jpg

 
Mineira nascida em Belo Horizonte (MG), Valéria Monteiro iniciou a carreira de jornalista em Campinas (SP), na TV Princesa d'Oeste. Depois, entrou na TV Campinas, hoje EPTV. Em 1986 foi contratada pela Rede Globo, para apresentar o RJTV, depois atuou como âncora do Fantástico entre 1988 e 1991, em seguida comandou o Jornal Hoje e ficou conhecida por ser a primeira mulher a apresentar o icônico Jornal Nacional, entre os anos de 1992 e 1993, quando foi apontada como a jornalista de maior credibilidade da TV brasileira pelo Instituto Data-Folha.
Em 1993 voltou ao Fantástico. Em 1995 foi apresentadora do GNT Fashion. Depois atuou como atriz na minissérie 'Incidente em Antares'. Em 1996 teve uma breve passagem pela Rede Manchete. 
Ainda em 1993, mudou-se para Nova Iorque com a filha Vitória, hoje com 31 anos, fruto da união com o diretor de telenovelas Paulo Ubiratan.
Nos Estados Unidos, trabalhou para o Discovery, Bloomberg (canal de notícias) e NBC. Voltou ao Brasil em 1999, contratada pela RedeTV!, onde apresentou a primeira fase do programa A Casa É Sua. Seu último trabalho na televisão foi como garota-propaganda da campanha eleitoral de José Serra, candidato pelo PSDB.
Sempre curiosa e sagaz nas diversas matérias que realizou, Valéria teve a satisfação de entrevistar nomes consagrados internacionalmente no mundo das artes, da política, e da ciência como: Ian Anderson, Henry Kissinger, Michael Bloomberg, Francisco Malan, Alvin Tofler, Al Riese, Garry Kasparov, entre tantos outros. 
Mediou debates em eventos dos setores financeiros, de tecnologia e mídia. Participou da cobertura de eventos especiais como as Olimpíadas de Barcelona (1992) e de Atlanta (1996) e ancorou a primeira conferência do clima, a Eco 92, no Rio de Janeiro.
Valéria Monteiro fala inglês e português fluentemente, além da literacia em espanhol, francês e italiano.
Em 2014 fez uma participação especial no seriado Dupla Identidade no papel de uma âncora de televisão. E neste mesmo ano teve sua volta à TV para comandar o programa O Show da Vida É Fantástico no Canal Viva. Também atuou no filme Histórias Íntimas, produção que conquistou em 2014 um prêmio no 7º Los Angeles Brazilian Film Festival e conta a história da sexualidade no país desde os tempos do Brasil Colônia.
Entre os anos de 2018/2019, enveredou pela carreira política como pré-candidata a Presidência da República do Brasil e escreve um livro sobre sua experiência na Caravana da Coragem. 
No ano de 2020 Valéria voltou a enfrentar as urnas, desta vez como candidata a vice-prefeita da cidade de Campinas (SP), pela Rede Sustentabilidade.  
Valéria Monteiro foi modelo e esteve em diversas capas de revistas, além de participar de comerciais de TV. Estudou durante o período de um ano na reconhecida escolar de arte dramática Lee Strassberg Institute em Nova Iorque e trabalhou como atriz em séries de TV, filmes de longa-metragem e peças de teatro.
Atualmente é dona de uma produtora independente chamada Toda América, e apresenta o programa Mondo na emissora de rádio carioca Paradiso FM.
Valéria Monteiro estará falando de sua trajetória profissional em bate-papo descontraído com a jornalista Cyntia Menezes, através da live 'Entre-Vistas', a ser realizada neste sábado, 3 de abril, às 20h.
Mas, antes da live, você confere aqui no Bacanudo.com a entrevista ping-pong que fizemos com a sempre bela e talentosa jornalista, apresentadora e atriz, onde ela cita de forma descontraída e autêntica algumas das suas predileções do dia a dia. Conheça!
 
*Meu livroEstou lendo 'Patrimônio', do Philip Roth.
*Meu filme - 'Uma Vida Iluminada', teve um impacto permanente, mas dá dó ter que citar um só.
*Minha música - 'Garota de Ipanema'; minha mãe cantava pra mim, quando eu era criaça. Ela tem uma voz bonita e delicada, muito afinada.
*Minha cidade - É maravilhosa!
*Minha cara - Querer argumentar.
*Minha bebida - Adoro Champagne!
*Minha comida - Funcional.
*Minha estação do ano - A primavera
*Meu paraíso - Na praia.
*Minha fraqueza -  Os brigadeiros da 'Bela Marchiori'.
*Meu pecado - Acho que não tenho isso não.
*Meu vício - Notícia.
*Meu medo - Não poder ajudar quem eu vejo que precisa.
*Minha flor - Amo flores e árvores.
*Meu esporte - Eu adoro dançar! Isso é esporte?
*Meu lazer - Cinema e maratonas de séries.
*Minha etiqueta - Tratar todas as pessoas com a mesma cortesia.
*Meu cheiro - Não conto nemmmmmmm.
*Meu ídolo - Minha avó Gisela.
*Meu sonho - De um mundo justo.
*Minha inspiração - Jane Fonda.
*Meu arrependimento - Devo ter mais de um, mas não me apego, toco pra frente e tento melhorar.
*Meu compositor - Stevie Wonder, 'Djavan' e muitos outros!
*Meu restaurante - 'Celeiro', no Rio de Janeiro.
*Minha paisagem - De amplo horizonte.
*Minha indiferença - Tudo merece atenção.
*Meu exagero - Eu tento evitar.
*Minha impaciência - Eu tento domar.
*Meu lugar no mundo - O que eu me dispuser de estar.
*Meu lugar na casa - Do quarto pra sala, pra cozinha, pro banheiro, pra sala, pro jardim, pra lavanderia e pro quintal, pro quarto e pra cozinha de novo... algum movimento é importante mesmo na quarentena.