PUBLICIDADE

Banner

Dicas para elaborar um currículo competitivo

Curriculum vitae.jpg

 
Por conta dos efeitos da pandemia, o atual momento é de total incerteza na economia do país exigindo que profissionais de diferentes áreas – empregados ou não –, se apresentem ao mercado de forma adequada e objetiva.
 
Diante desse quadro, a formulação correta de um currículo faz grande diferença na seleção dos candidatos, já que o currículo é o primeiro contato da pessoa com a empresa. Portanto, precisa ser atraente, com conteúdo relevante e enxuto, despertando no recrutador a vontade de conhecer o candidato.
 
Exemplificamos abaixo cinco dicas para orientar o candidato na conquista de uma nova vaga no mercado de trabalho:
 
1 - Insira primeiro as informações pessoais: 
 
Lembre-se que os RHs das empresas recebem grande quantidade de material, e quase sempre, o tempo é bem curto. Levando isso em consideração recomenda-se uma estruturação lógica do CV, sempre priorizando os conteúdos mais atuais e relevantes do perfil. O candidato deve incluir nome, bairro e cidade onde mora, telefone de contato e e-mail. Sugerimos não escrever o endereço, por uma questão de segurança. 
 
2 - Desenvolva um breve resumo da sua experiência e seus objetivos:
 
Descreva em que área pretende atuar e elabore um resumo sobre as suas principais experiências. Esse resumo precisa ser consistente, já que é a área que o recrutador irá identificar se o candidato apresenta as características que ele procura para determinada vaga ou não. Se tiver alguma informação específica para o cargo é importante citar, como disponibilidade para viagens, por exemplo. 
 
3 - Destaque as experiências mais recentes:
 
Em relação à experiência profissional, não há necessidade de incluir tudo que se fez na vida, mas apenas as experiências mais recentes. O candidato pode optar por inserir a atual (ou a última) e mais três registros. Os quais podem ser sequenciais ou mais relevantes da carreira que confirmem o objetivo citado no início do documento. Em cada descrição deve ser adicionado: empresa, cargo, data de entrada e saída. Não precisa escrever todas as funções exercidas no cargo, já que o resumo inserido no currículo cumpre essa função.  
 
4 - Invista em um currículo sucinto destacando as principais habilidades:  
 
Antigamente, os currículos eram imensos, com várias páginas. Hoje, cabem em apenas uma página. Isso é ótimo, desde que o candidato saiba compilar e priorizar características, técnicas, competências e habilidades. Um erro frequente é se estender quanto às informações, como por exemplo, dizer que é dinâmico e que possui um bom relacionamento, já que essas características serão checadas pessoalmente durante o processo seletivo. 
 
5 - Divulgue o seu currículo no ambiente digital:
 
Além de um bom currículo, os candidatos também devem investir em um perfil atualizado no Linkedin, já que a plataforma é uma fonte de pesquisa para muitos recrutadores, também usada por muitas empresas para anunciar novas vagas. Outra dica é cadastrar o currículo no site das empresas que pretende trabalhar ou em canais reconhecidos na divulgação de vagas.