PUBLICIDADE

Banner

ABIH-SE e trade turístico apresentam sugestões à PMA

1 (40).jpg

(Foto: Kaio Espínola)


 
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), em conjunto com entidades do trade turístico, apresentaram à Prefeitura de Aracaju, na sexta-feira, 19, sugestões para amenizar a crise que assola o setor, durante uma reunião virtual com o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos. 
 
Desde o início da pandemia da COVID-19, o setor de Turismo, que movimenta mais de 60 setores da economia, tem sido um dos mais afetados, economicamente, com o avanço do novo coronavírus e a aplicação de decretos para a contenção do vírus. O aumento da taxa de desemprego e o crescente fechamento de estabelecimentos ligados ao setor estão aumentando a cada dia. 
 
Os representantes das entidades apresentaram uma série de medidas que podem amenizar os efeitos da crise, tais como: redução do ISS e prorrogação do parcelamento do IPTU. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Finanças, Jeferson Passos, se comprometeu a estudar as medidas e dar uma posição até o final do mês de março. 
 
Para o presidente da ABIH/SE, Antônio Carlos Franco, as medidas propostas são indispensáveis para tentar reduzir o impacto econômico e os efeitos calamitosos causados pela pandemia do coronavírus, ao setor hoteleiro e às demais cadeias produtivas do turismo. “Há quase um ano, no início da pandemia, fizemos esse mesmo pleito à PMA, porém recebemos um não. Hoje, fomos bem atendidos pelo secretário Jeferson que irá analisar as nossas sugestões. Compreendemos que a prioridade é a saúde e a vacinação de toda população, mas estamos pedindo, também, para o poder público olhar para a economia, para as empresas e os trabalhadores. Outras capitais estão adotando medidas visando esse mesmo objetivo. Está na hora de contarmos com a solidariedade e sensibilidade da Prefeitura, e colocar na prática o discurso que o Turismo é prioridade”, reivindicou.
 
Também participaram da reunião o vereador por Aracaju, Fabiano Oliveira; Gustavo Paixão, da Abrape, Bruno Dorea, da Abrasel e José Balbino, pela ABAV.