PUBLICIDADE

Banner

O uso adequado do pano de chão para prevenir doenças

pano de chão.jpg

 
Uma das ferramentas mais utilizadas para a limpeza doméstica, o pano de chão pode gerar contaminação nos ambientes e ajudar a proliferar doenças quando não usado corretamente. De acordo com o doutor em Ciências Biológicas e coordenador dos cursos de limpeza profissional da Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop), Mário Guedes, a má utilização do pano de chão pode trazer riscos à saúde pela contaminação cruzada, que acontece por meio do transporte de micro-organismos de um local para outro. Ou seja, não se trata apenas de praticidade, mas de saúde. O pano utilizado no banheiro, por exemplo, pode carregar vírus, fungos e bactérias para a cozinha, a sala ou o quarto.
 
Um estudo realizado pela Fundação de Pesquisa para Saúde e Segurança Social (Fess), em parceria com a Universidade de Barcelona, mostrou que a limpeza correta dos ambientes é fundamental para eliminar focos de transmissão de doenças. Segundo o estudo, o banheiro é o local com maior quantidade de germes em uma casa, o que torna a chamada contaminação cruzada um perigo que precisa ser evitado.
 
Seja seco ou umedecido com água e produtos de limpeza variados, é o pano de chão que costuma arrematar o processo de higienização de lares e até de empresas em todo o Brasil. 
 
Portanto, se torna indispensável buscar alternativas mais seguras e higiênicas para esse tipo de trabalho feito no dia a dia.