PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Thathi

Thathi.jpg

 
Cantora, compositora, guitarrista, multi-instrumentista. A multifacetada artista baiana Thathi começou a cantar aos sete anos de idade numa banda infantil e ao completar 11 ganhou sua primeira guitarra. Aos 13, Thathi já fazia shows e, com a estrada, foi adquirindo experiência de palco, aprimorando seus dons e edificando a sua personalidade artística.
Entre bares e bailes, o talento de Thathi foi conquistando um público fiel por onde passava e a maturidade musical fez com que a artista sentisse a necessidade de alçar maiores vôos. Mudou-se da sua cidade natal Feira de Santana (BA) para Salvador, onde gravou seu primeiro CD de carreira, batizado 'Thathi Por Cima'.
Dona de uma doce rebeldia e uma personalidade marcante, a cantora impressiona o público quando sobe ao palco; seja com sua voz que emociona ou com a forma visceral como toca sua guitarra. 
“Thathi é a mais perfeita tradução do Pop na Bahia”, palavras do mestre Lulu Santos. Na bagagem, a jovem cantora já participou de grande shows, onde dividiu o palco com diversos artistas consagrados como: Caetano Veloso, Djavan, Nando Reis, Zeca Baleiro, Frejat, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. Como compositora, tem parcerias de sucesso com Luiza Possi, Isabella Taviani, Rodrigo Santos (Barão Vermelho), J. Veloso, entre outros. 
Traz também a participação em vários eventos de grande repercussão, destacando-se: 'Festival de Verão de Salvador', em 2011 e 2013, 'Sua Nota é Um Show', 'Pelourinho Dia e Noite', 'Música no Porto', 'Projeto Circuladô', além de longas e bem sucedidas temporadas em casas de shows na Bahia, e em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. 
Seu segundo CD foi gravado no Rio de Janeiro, onde a cantora, a partir de 2011, passou a residir. O trabalho é quase 100% autoral, onde, além mostrar seu talento para as composições, Thathi surpreende como musicista (gravou todas as guitarras e violões do álbum) e ainda assina a direção musical do mesmo com Robertinho de Recife. 
Depois de sua mudança para o Rio, Thathi estreitou laços, ganhou o respeito de grandes músicos e foi elogiada por renomados produtores e diretores artístico-musicais como Marcos Maynard, Cacá Silveira, Guto Graça Melo e Luiz Gleiser. 
Dessa admiração, surgiu o convite para a gravação do 'Som Brasil' (Rede Globo), programa em homenagem à Música Baiana que foi ao ar no dia 31 de maio de 2013, onde a cantora destacou-se com sua pluralidade e excelência na execução e arranjos. 
No final de 2014, Thathi lançou um EP com as canções 'Na Sua' (Thathi e Luiza Possi), 'Sujeito Imperfeito' (Thathi, Myllena, Andréa Montezuma, Fernanda Alvvs e Isabella Taviani) com participação da Isabella, e 'Face Falsa do Amor' (Thathi e J.Velloso). 
O ano de 2015 foi recheado de projetos e os clipes de duas canções estrearam no Multishow e Canal Bis.
Em 2016 e 2017, Thathi fez a turnê do show 'Não Sei Se Te Contei' por diversas cidades em todo o Brasil e fez algumas apresentações nos Estados Unidos.
Em 2018 a cantora participou ao lado de Gilberto Gil da conceituada Lavagem de Madeleine em Paris. Thathi lançou o single 'Recomece', parceria com o poeta Bráulio Bessa (que atingiu mais de um milhão de visualizações no Facebook e mais de três milhões no Spotify) e o EP 'Tudo Que Já Estava Escrito Sobre O Amor' que já tem mais de seis milhões plays. Nesse projeto, trouxe as participações especiais de Ana Vilela e Saulo Fernandes.
Ainda no mesmo ano, Thathi foi contratada pela Gravadora Midas Music, do renomado produtor musical Rick Bonadio e seus últimos lançamento foram o projeto audiovisual 'Microfonado', com três canções produzidas e dirigidas pelo próprio Rick.
No ano de 2019, Thathi tirou da gaveta um projeto que ela vinha idealizando há algum tempo: o 'Mulheres Que Tocam', com a proposta de ser um canal de divulgação e projeção das carreiras de mulheres instrumentistas e com o objetivo de valorizar o protagonismo da mulher no mercado musical.
No repertório ela contabiliza as canções 'O Amor em Nós', e 'A Vida da Gente' (ambas com mais de 1 milhão de plays no Spotify), lançadas no segundo semestre de 2020, canções compostas pela artista que dialogam com esse momento singular, de reflexão e isolamento social que estamos vivendo.
No último dia 2 de março deste ano de 2021, foi lançado um single que conta com a participação do líder dos Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna. Juntos eles cantam 'Não Sei Se Te Contei', canção escrita por Thathi para homenagear o vocalista da banda de rock carioca.
O Bacanudo.com conversou com essa baiana arretada e extraiu dela algumas das suas opiniões e preferências do dia a dia, que o leitor conhecerá abaixo. Desfrute!
 
*Meu livro"Sejamos Todos Feministas", de Chimamanda Ngozi Adiche.
*Meu filme - "Estrelas Além do Tempo", de Ted Melfi.
*Minha música - "Oração ao Tempo", de 'Caetano Veloso'.
*Minha cidade - Salvador.
*Minha cara - Guitarras.
*Minha bebida - Cerveja.
*Minha comida - Culinária baiana.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso - Inema.
*Minha fraqueza - Timidez.
*Meu pecado - Uma boa cama.
*Meu vício - Música.
*Meu medo - Da ingratidão.
*Minha flor - 'Nanda'.
*Meu esporte - Tênis.
*Meu lazer - Praia.
*Minha etiqueta - Bom senso.
*Meu cheiro - Da natureza.
*Meu ídolo - 'Jesus Cristo'.
*Meu sonho - Viver em um mundo melhor e mais justo para todos.
*Minha inspiração - O Amor.
*Meu arrependimento - Não ter buscado o auto conhecimento mais cedo.
*Meu compositor - 'Caetano Veloso'.
*Meu restaurante - Que tenha bom atendimento, boa comida e de frente pro mar.
*Minha paisagem - O mar.
*Minha indiferença - Pra gente machista, racista, homofóbica.
*Meu exagero - Acreditar demais!!!
*Minha impaciência - Para a injustiça.
*Meu lugar no mundo - Salvador (BA).
*Meu lugar na casa - No Home Studio.