PUBLICIDADE

Banner

Covid-19 pode reduzir significativamente a fertilidade masculina

Disfunção erétil.jpg

 
Um artigo divulgado na revista científica Reproduction, revela um efeito secundário adverso que afeta os homens que já sofreram de Covid-19.
 
Os pesquisadores afirmam que a doença pode afetar negativamente a qualidade do esperma e consequentemente diminuir a fertilidade masculina.
 
Behzad Hajizadeh Maleki, autor da pesquisa e professor doutorado na Justus Liebig-University, na Alemanha, disse num comunicado à imprensa que esses efeitos secundários tendem a melhorar com o tempo, porém 'permaneceram significativa e anormalmente mais elevados nos pacientes da Covid-19', que integraram aquele estudo.
 
Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram um grupo de 84 homens diagnosticados com Covid-19, e um grupo de controle que incluiu 105 homens saudáveis da mesma faixa etária. Após serem monitorados durante 60 dias, registrou-se um aumento na morte de espermatozoides, da ocorrência de inflamação e de estresse oxidativo.
 
Allan Pacey, que é também editor-chefe da revista Human Fertility, destaca que tal possa tratar-se de uma evidência notória de que a Covid-19 afeta de fato o sistema reprodutivo masculino, considerando que os receptores ACE2 que o vírus usa para se instalar nos pulmões são do mesmo tipo dos encontrados nos testículos.
 
(Fonte: NMBR)