(Foto: Fabio Neto)
Toda virada de ano, os litorais brasileiros ficam lotados de pessoas fazendo homenagens a Iemanjá, considerada a “Rainha do Mar”. Mas a maior homenagem a Iemanjá ocorre mesmo hoje, 2 de fevereiro, dia dedicado à divindade.
Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras.
É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.
Igualmente, protetora dos lares, das crianças, gestantes, e invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento.
O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.
Origem do Dia de Iemanjá
O Dia de Iemanjá coincide com a festa da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo, da Igreja Católica, que também é venerada com os títulos de Nossa Senhora da Luz, da Candelária, das Candeias, entre outros.
Se não estivéssemos vivendo em um período de pandemia, hoje a capital Salvador (BA) estaria tomada de festividades de todos os tipos e formatos, espalhadas por todos os pontos da cidade, com maior convergência no Rio Vermelho onde tradicionalmente a festa acontece todos os anos. Dias melhores virão, acreditemos!