PUBLICIDADE

Banner

Não tome analgésicos antes de levar a vacina da Covid-19

medicamentos.jpg

 
Após tomar a vacina para o novo coronavírus, é comum algumas pessoas apresentarem sintomas secundários ligeiros, tais como dor na zona da injeção, dores musculares ou de cabeça. Como tal, é normal que os mais prevenidos considerem tomar antes do procedimento medicamentos analgésicos, tais como paracetamol ou ibuprofeno, de modo a prevenir o mau estar.
 
Contudo, os médicos estão alertando para que as pessoas não tomem medicamentos contra a dor antes de receberem a vacina, isto porque ainda não está claro se aquelas substâncias interferem de alguma forma na eficácia do imunizante.
 
Os especialistas argumentam que é possível que atenuem o efeito da vacina ao interferirem com a resposta do sistema imunitário, que tanto treina o corpo para combater o vírus como intensifica os efeitos secundários.
 
"Não recomendamos pré-medicação com ibuprofeno ou outros analgésicos antes de tomar as vacinas da Covid-19, devido à falta de dados sobre como impactam nas respostas dos anticorpos induzidas pela vacina", disse à ABC News Simone Wildes, especialista em doenças infecciosas no South Shore Medical Center e membro do Massachusetts Covid-19 Vaccine Advisory Group, nos Estados Unidos.
 
Todavia, caso já tome analgésicos regularmente para outras condições, não pare de tomar os fármacos sem antes falar com um médico.