PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Tanit Bezerra

Tanit Bezerra_Foto Studio Osmar.JPG

foto: Studio Osmar


 
 
Aficionada por fotografia desde a infância, quando se via junto à família nos slides feitos pelo pai, Álvaro Bezerra, Tanit ganhou sua primeira câmera em 1987 e a partir daí não parou mais de fotografar. O registro de paisagens, pessoas, cenas do cotidiano, eventos, espetáculos musicais e teatrais, imagens que emocionam, fazem parte do acervo da fotógrafa Tanit Bezerra. 
Repórter fotográfico, foi por cinco anos editora de fotografia e redatora de turismo da Revista Aracaju Magazine, hoje segue como colaboradora da Aracaju Magazine online, do Guia Sergipe Trade Tour e do Caderno Thaïs Bezerra, do Jornal da Cidade, onde já assinou a coluna TaniTur, registrando destinos turísticos pelo Brasil. 
Na década de 1980, no estúdio improvisado na varanda da casa da família, na rua Cedro, produziu inúmeras capas para o Caderno de TB. Em preto e branco e assinadas pelo saudoso e maravilhoso fotógrafo Fernando Souza essas imagens marcaram época. Foi Fernando que incentivou e orientou Tanit a fotografar e participar do Salão de Novos Fotógrafos, no Festival de Arte de São Cristóvão, onde apresentou três fotos em preto e branco.
Mas, a sua primeira graduação foi em Odontologia, pela Universidade Federal de Sergipe - UFS -, em 1983, aos 21 anos. Foi modelo fotográfico e também participou de vários desfiles de moda em Aracaju. Em 1985 foi convidada pela atriz Tônia Carrero para fazer parte do elenco do programa Viva o Gordo, dirigido na época pelo seu filho Cécil Thiré. No Rio de Janeiro, trabalhou no programa e estudou teatro na Casa de Arte de Laranjeiras – CAL. No mesmo ano, em função de um problema de saúde da mãe Juju, voltou a morar em Aracaju e aqui, dirigida por Ilma Fontes, fez uma participação especial como atriz na minisserie “A Última Semana de Lampião”, uma adaptação do livro de Juarez Conrado. 
Estudante de Jornalismo na Universidade Tiradentes – Unit -, estagiou na TV Aperipê em 1987. Ao fazer uma matéria com o jornalista Luiz Eduardo Costa, então presidente da Empresa Sergipana de Turismo – Emsetur -, foi convidada por ele e aceitou trabalhar na promoção e divulgação do turismo de Sergipe. Foi aluna do primeiro curso de pós-graduação em Turismo no Estado, concluído em 1996. Atuou na gestão do turismo do município de Aracaju, de 2001 a 2012 na função de diretora de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte - Funcaju. 
Agora, no próximo dia 12 de janeiro, às 19h, Tanit Bezerra estará mostrando um pouco do seu trabalho como fotógrafa, através da exposição "Esmeralda da Vida", a ser fincada no M Depósito de Arte, na 13 de Julho, mostra aonde o olhar sensível e curioso dela se voltou para imagens da beleza e mistérios revelados naturalmente por toda aquela região do Rio São Francisco.  
A exposição que terá curadoria do proprietário do espaço, Marcos Marcelo, ficará em cartaz para apreciação do público e vendas dos trabalhos até o dia 24 de fevereiro, data de aniversário da fotógrafa que abaixo revela para os leitores do BACANUDO, algumas das suas preferências.   
 
*Meu livro – “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley.
*Meu filme – “Lembranças de um Verão”, de Stephen King com direção de  Robert Scott Hicks.
*Minha música – “As Time Goes By”, de Herman Hupfeld.
*Minha cidade - Aracaju.
*Minha cara – “...cantar e cantar e cantar...’
*Minha bebida – Vinho tinto.
*Minha comida – Saudável e saborosa.
*Minha estação do ano - O verão.
*Meu paraíso – Minha casa da praia.
*Minha fraqueza – Bombom de caju recheado com leite condensado.
*Meu pecado – “...não existe pecado do lado de baixo do Equador...”
*Meu vício - Sorrir.
*Meu medo - De aranhas.
*Minha flor - Girassol.
*Meu esporte – Caminhada na areia da praia de Atalaia.
*Meu lazer – Sol e praia.
*Minha etiqueta - O respeito.
*Meu cheiro – Do mar.
*Meu ídolo – Não tenho.
*Meu sonho – Conhecer a Itália.
*Minha inspiração – A natureza.
*Meu arrependimento – Ainda não ter conhecido a Itália.
*Meu compositor – Chico Buarque.
*Meu restaurante – O Sollo, anexo ao Aruanã Eco Praia Hotel, aqui em Aracaju.
*Minha paisagem – O mar da Atalaia.
*Minha indiferença – Para as más línguas.
*Meu exagero – A alegria de viver.
*Minha impaciência – Para tolices.
*Meu lugar no mundo – Aqui e agora.
*Meu lugar na casa – Na varanda.