PUBLICIDADE

Banner

Dia Mundial da Paz!

Dia Mundial da Paz.jpg

 
O Dia Mundial da Paz é celebrado no dia 1º de janeiro de cada ano e, como o nome sugere, é uma comemoração universal e que faz parte do calendário de diversos países. Essa data foi criada por meio de uma sugestão realizada por Paulo VI, papa da Igreja Católica entre 1963 e 1978.
 
A proposta não tinha intenção de criar uma celebração exclusivamente católica, mas, sim, que abraçasse todos os credos e povos.
 
A data pretendia promover sentimento de paz e da união entre os povos, sobretudo por conta do contexto em que ela surgiu. Na década de 1960, o planeta vivia o auge da tensão causada pela polarização da Guerra Fria. A corrida armamentista e a ameaça de uma guerra nuclear entre soviéticos e norte-americanos, por exemplo, serviam de inspiração para que as ideias de paz ganhassem força.
 
Aqui no Brasil o Dia Mundial da Paz coincide com outra comemoração que busca promover a união da humanidade: o Dia da Confraternização Universal. Essa data comemorativa, inclusive, é considerada feriado nacional desde a década de 1930, quando Getúlio Vargas estipulou o dia como feriado “consagrado à comemoração da fraternidade universal”. Feliz ano novo para todos!