PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Fernanda Takai

Foto Dudi Polonis.jpg

(Foto: Dudi Polonis)


 
Natural de Serra do Navio, Amapá, a cantora, compositora, multi-instrumentista e cronista Fernanda Takai vive em Belo Horizonte (MG) desde os nove anos de idade.
Formada em Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1992. Entrou para a banda "Sustados por 1 Gesto", que veio a ser o embrião do "Pato Fu", banda que é a vocalista há 28 anos.
No "Pato Fu", Fernanda alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Além das canções em português, Fernanda grava com frequência canções em inglês e japonês, tendo já cantado também em francês e espanhol na discografia com o "Pato Fu".
Em 2001, Takai entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time. A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o "Pato Fu" foi incluído ao lado de outros grupos, como Radiohead, U2 e Portishead.
Há 13 lançou-se numa carreira solo com repercussão nacional e internacional, chegando a gravar um CD de inéditas com o guitarrista Andy Summers (The Police) em 2012. 
Lançou 20 álbuns e nove DVDs, tem quatro Discos de Ouro na estante e já vendeu mais de um milhão de cópias. 
Fernanda Takai também é multipremiada pela APCA, Grammy Latino, MTV Brasil, Multishow, Revista Bravo!, Prêmio da Música Brasileira, entre outros. 
Além da música, ela também transita com excelência pelas letras e tem quatro livros publicados: Panda Books, Cobogó e Itaú, já tendo incluisve conquistado recentemente um prêmio Jabuti.
Ao longo da sua carreira Takai já se apresentou no Japão, Inglaterra, Portugal, Nova Zelândia, Austrália, Argentina e Estados Unidos. 
Participou como convidada de projetos de grandes artistas e emissoras de TV a exemplo de 'Rita Lee', 'Zélia Duncan', 'Roberto Menescal', 'Maki Nomiya', 'João Donato', 'Gilberto Gil', 'Erasmo Carlos', 'Renato Russo', 'Duran Duran', TV Cultura, Rede Globo e muitos outros. 
Já teve seu nome também incluso em participações de trilhas de curtas, longas e documentários como cantora, dubladora e compositora, com trabalhos para Disney, Otto Desenhos - que faturou o Kikito em Gramado pelo Júri Popular -, Jorge Furtado entre outros. 
Casada com o produtor e guitarrista 'John Ulhoa', tem uma filha de 16 anos chamada Nina. 
Fernanda Takai tem ascendência japonesa por parte de pai e portuguesa por parte de mãe e um apetite inesgotável por novos e velhos lugares, comidas, sons e imagens.
Assim que começou a pandemia, a cantora e compositora Fernanda Takai, em parceria com o músico e produtor, também seu marido, 'John Ulhoa', criou e gravou um álbum no estúdio que eles têm em casa. Ele produziu e tocou todos os instrumentos. Direta ou indiretamente o disco acaba remetendo aos dias de hoje, a começar por seu título “Será que você vai acreditar?”.
Para satisfação do BACANUDO.COM, Fernanda Takai é a nossa primeira entrevistada do ano de 2021, dando o pontapé neste que esperamos ser um ano onde os verbos 'esperançar' e 'acreditar' serão os mais conjugados por todos nós que estamos ávidos por bons tempos e muita renovação, em todos os aspectos. 
Confira algumas preferências de Fernanda Takai e esteja sempre de olho nas nossas novidades. 
 
*Meu livro - "A Descoberta do Mundo", de 'Clarice Lispector'.
*Meu filme - "Dracula", de Francis Ford Coppola.
*Minha música - "Mama Tembu's Wedding", Margaret Singana.
*Minha cidade - Belo Horizonte.
*Minha cara - Pouca maquiagem.
*Minha bebida - Vinho.
*Minha comida - Sukiyaki.
*Minha estação do ano - O inverno.
*Meu paraíso - A casa dos avós.
*Minha fraqueza - Um bom drink.
*Meu pecado - Procrastinação.
*Meu vício - O da gula.
*Meu medo - De perder a razão.
*Minha flor - Manacá.
*Meu esporte - Nintendo Switch.
*Meu lazer - Viajar.
*Minha etiqueta - Discrição.
*Meu cheiro - De pão quentinho.
*Meu ídolo - 'Gilberto Gil'.
*Meu sonho - Nunca desistir do nosso país.
*Minha inspiração - O amor.
*Meu arrependimento - Não ter cancelado uma turnê na Oceania quando minha filha quebrou o braço e era pequena.
*Meu compositor - Paul McCartney.
*Meu restaurante - 'Xapuri', em Belo Horizonte.
*Minha paisagem - Verde.
*Minha indiferença - Para o ciúme.
*Meu exagero - Me cobrar demais.
*Minha impaciência - Para atraso.
*Meu lugar no mundo - Tokyo.
*Meu lugar na casa - Na cozinha.