Os cuidados com a mudança de alimentação nesse período festivo devem ser levados a sério para que a celebração não acabe mais cedo para os que exageram na hora da ceia. São vários sabores que quando misturados podem causar um desequilíbrio intestinal e sensação de mal estar. A nutricionista Regilma Arruda, orienta sobre os cuidados com o que comer e beber durante as festas e como aproveitar com moderação.
“O final de ano é sempre complicado porque envolve duas grandes festas, por mais que as pessoas não possam se confraternizar livremente, as reuniões familiares vão existir e cada um acaba elaborando seu prato para compor a ceia. É necessário observar a quantidade de embutidos e os enlatados que são utilizados e traz junto sódio e gordura. É importante ter cuidado com as saladas elaboradas que levam maionese e outros condimentos", explicou a nutricionista.
Ela orienta que as pessoas devem dar preferência aos assados como o peru, chester e o lombo. Se houver mais de uma opção de carne o ideal é escolher apenas uma. Regilma Arruda, alertou ainda quanto ao local e a forma que foi preparada deve ser levada em consideração. “Como as refeições são preparadas antecipadamente, todos os microorganismos estão presentes e precisam ser controlados. É preferível que as pessoas não consumam alimentos com tanta maionese, prefiram as assadas e as bem cozidas ou com pouco menos de temperatura”, pontuou.
Além dos pratos típicos das festas de fim de ano, a nutricionista alerta também quanto à questão das bebidas alcoólicas consumidas em excesso. “A hidratação é a coisa mais importante, trocar o refrigerante por suco natural é muito mais nutritivo. Se for beber, o ideal é ter moderação”, declarou a nutricionista.