PUBLICIDADE

Banner

Cá Entre Nós - Tânia Toko

Tânia Tôko capa.jpg

 
Natural de salvador (BA), a atriz, produtora, diretora e dramaturga 'Tânia Toko' começou a carreira em 1989, no Curso Preparação do Ator, pilotado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mas, foi através da personagem “Neuzão” do filme “Ó Paí Ó” que ela ganhou notoriedade nacional.
Nascida na Comunidade da Vila Rui Barbosa, fincada na Cidade Baixa de Salvador, onde reside até hoje, em 1991 passou a integrar o Bando de Teatro Olodum, onde permaneceu até o ano de 1998.
Em 2003 resolveu investir nos estudos e passou a cursar Licenciatura em Artes Cênicas, na Faculdade de Teatro da UFBA, concluindo a formação em 2007.
De lá pra cá já são mais de 30 anos de carreira, com um currículo expressivo que consta mais de 20 espetáculos de teatro, dentre eles podemos destacar 'A Ópera de Três Vinténs', 'Woyzec', 'Ó Paí, Ó', 'Dom Quixote', 'Medeamaterial' e 'Nu Buzú'.
Na TV fez 'Compadre de Ogum', 'Dona Flor e Seus Dois Maridos', 'Ó Paí, Ó', 'Fina Estampa', 'Malhação Intensa Como a Vida', 'Em Família'.
No cinema fez 'Jenipapo', 'Eu Me Lembro', 'Quincas Berro D'Água', 'Ó Paí, Ó, 'Receba' e 'As Verdades', esses dois últimos ainda a estrear. 
Ao longo destas mais de três décadas 'Tânia Toko' teve a satisfação e o privilégio de trabalhar com grandes nomes da dramaturgia brasileira a exemplo de Márcio Meireles, Manoel Carlos, Wolf Maia, Luiz Henrique Rios, Monique Gardenberg, Guel Arraes, Carol Jabor, Mauro Lima, Léo Nogueira e Jaime Monjardim.
Tânia Toko é uma artista completa: atua, dirige, escreve, produz, apresenta programas, e ainda reserva um tempo para desenvolver o seu lado de ativista social, tudo sendo colocado em seus respectivos espaços e lugares, sem jamais abandonar o teatro, a sua grande paixão.
Confira abaixo o nosso bate papo exclusivo para o BACANUDO.COM e conheça as preferências cotidianas desta artista arretada. leia!
 
*Meu livro"Éramos Seis", de 'Maria José Dupré'.
*Meu filme - "O Morro dos Ventos Uivantes". 
*Minha música - "Meu Amigo, meu herói", com 'Zizi Possi'.  
*Minha cidade - Salvador. 
*Minha cara -  Risada alta.
*Minha bebida - Cerveja. 
*Minha comida - Camarão. 
*Minha estação do ano - O inverno. 
*Meu paraíso - Itacaré, na Bahia.
*Minha fraqueza - Bolo.
*Meu pecado - Pão.
*Meu vício - Praia.
*Meu medo - De não ter tempo pra fazer tudo o que ainda quero.
*Minha flor - Jasmim.
*Meu esporte - Lutas marciais.
*Meu lazer - Estar com amigos.
*Minha etiqueta - Falar pouco.
*Meu cheiro - De perfume.
*Meu ídolo - 'Dina Sfat'. 
*Meu sonho - Tenho alguns ainda. 
*Minha inspiração - A minha mãe.
*Meu arrependimento - Costumo pensar sempre antes.
*Meu compositor - 'Chico Buarque'.
*Meu restaurante - 'Tokai'.
*Minha paisagem - O céu.
*Minha indiferença - Para gente má.
*Meu exagero - Ser feliz (kkkkkk).
*Minha impaciência - Para a prepotência.
*Meu lugar no mundo - Onde existe amor.
*Meu lugar na casa - No meu quarto.