PUBLICIDADE

Banner

Secretária de Estado da Saúde discute a logística da imunização da Covid-19

Webp.net-resizeimage (23).jpg

(Foto: Valter Sobrinho)


 
Na tarde da última segunda-feira, 7 de dezembro, a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, reuniu-se em seu gabinete com a equipe técnica para discutir a finalização do plano de vacinação contra a Covid-19. A imunização será destinada às populações prioritárias definidas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (MS).
 
Tomando como referência base o Plano preliminar do Ministério da Saúde, a secretária Mércia Feitosa destaca que inicialmente houve uma conversa sobre a logística de vacinação no Estado. “Desenhamos inicialmente o plano de forma coletiva com discussão sobre público-alvo, a logística da aquisição de insumos, como as seringas e agulhas, essas com processos para aquisição já disparados”, explicou Mércia Feitosa.
 
Segunda a secretária, “a perspectiva é que o Ministério da Saúde adquira vacinas cujo armazenamento seja de 2º a 8ºC, o que facilitaria o processo, já que o Estado tem condições para esta logística”, acrescenta Mércia.
 
Mesmo não sabendo qual vacina será aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio, refere a importância de iniciar a vacinação com a maior brevidade. “Estamos aguardando qual será a vacina liberada pela Anvisa. Há uma estimativa inicial de vacinar mais de 300 mil pessoas, considerando os grupos prioritários, como profissionais de saúde, que estão na linha de frente, idosos, além da população indígena e, numa última fase, professores e agentes de segurança”, destaca