PUBLICIDADE

Banner

Dia do Samba

Webp.net-resizeimage (2).png

(Imagem: Reprodução)


 
Ritmo que incontestavelmente tem a cara do Brasil, o samba tem seu dia comemorado nesta quinta-feira, 2 de dezembro. O samba saiu das periferias tomou conta do país e acabou se tornando mais que um gênero musical, transformando-se em um fenômeno social. 
 
O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba e o Carnaval é a festividade onde o samba seria popularizado virando o ritmo oficial da festa.
 
A data, apesar de não oficial, é celebrada em muitos estados, mas tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia, onde projetos de lei foram aprovados, desde a década de 1960, perpetuando, assim, um dia exclusivo para este artefato cultural tradicional, que representa a nação perante o mundo e é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional. 
 
Vale lembrar que existem variações do samba com outros estilos musicais. Entre eles, o que se destaca é o Samba Rock, o Samba enredo, o Samba pagode, o Samba carnavalesco, o Samba de gafieira e por aí vai. Como disse o poeta: "Não deixe o samba morrer...."!