PUBLICIDADE

Banner

Dezembro Vermelho

Webp.net-resizeimage (21).jpg

(Foto: Divulgação)


 
A Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES), através do Programa IST/Aids, realizará durante o mês de dezembro diversas ações para sensibilizar a população sobre as medidas de cuidado, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O tema da campanha este ano é “Aids, escolha sua forma de prevenção”.
 
De acordo com o gerente do Programa IST/Aids, Almir Santana, o 'Dezembro Vermelho' é alusivo ao Dia Mundial da Luta contra a Aids. “É um mês de mobilização e alerta que é realizado todos os anos. Queremos chamar a atenção da população quanto à prevenção, porque infelizmente, muitas pessoas continuam não utilizando o preservativo nas relações sexuais o que é muito preocupante, já que temos várias campanhas de conscientização e também preservativos disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF)”, alerta.
 
Além do preservativo, outros métodos de prevenção serão difundidos durante a campanha, como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) medicação que pode ser tomada até 72h depois da exposição a uma situação de risco e a Prevenção Combinada, que é o uso de medicamentos que diminuem a carga viral, reduzindo as chances de uma pessoa soropositiva transmitir o vírus para outra pessoa durante a relação sexual.
 
Ações
 
A partir do dia 1° de dezembro ocorrerá uma exposição itinerante na SES e durante todo mês serão realizadas diversas atividades nos shoppings da capital e do interior. Também haverá oferta dos testes rápidos pelos municípios, nas unidades de saúde.
 
No estacionamento do Museu da Gente Sergipana, será exibido na terça-feira, 1° de dezembro, às 20 horas, no Cine Drive-in, o documentário 'Carta Para Além dos Muros', que conta a história da Aids no Brasil. Reservas para acesso: WhatsApp (79) 99988- 9862.