PUBLICIDADE

Banner

Cinco sinais de que já poderá ter tido coronavírus

2_cnj_prevenção.jpg

(Foto: Reprodução)


 
Um dos aspectos mais letais associados ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, é que para muitas pessoas, pode ser totalmente assintomático. No entanto, existem formas de entender se já foi afligido pelo vírus respiratório.
 
Infelizmente, e ao que parece, ainda teremos um longo caminho para enfrentar o novo coronavírus. Mas, será que já esteve infetado sem ter percebido?
 
Apesar de já terem sido divulgadas inúmeras imagens e notícias de pessoas que necessitam de hospitalização e que precisam de ventiladores para conseguirem respirar, a verdade é que nem todos os doentes com Covid-19 adoecem com esse grau de gravidade e muitos nem sequer apresentam sintomas -, permanecendo assintomáticos.
 
Todavia, o seu corpo já pode ter-lhe dado leves sinais de que algo não estava bem com a sua saúde.
 
Segundo o médico Dominic Pimenta, em declarações à revista Cosmopolitan: "já estamos todos a par dos sintomas típicos da Covid (febre alta, tosse seca), mas muitos pacientes (até 80%) sofrem de formas ligeiras da patologia ou não experienciam qualquer sintoma".
 
"Entretanto, quando os sintomas se manifestam, febre e tosse afetam aproximadamente cerca de 50% a 60% dos pacientes, respectivamente", acrescentou.
 
Mas, afinal quais são os sinais de que já pode ter estado infectado com o coronavírus?
 
1 - Letargia
 
Se você se sentiu extremamente fatigado durante uma semana ou mais, e mal se consegue lembrar do que aconteceu nesse período de tempo então poderá ter estado infetado com o vírus. Mais de 60% dos doentes apontam como um dos sintomas o sentimento de fadiga intensa.
 
2 - Tosse e dor de garganta
 
É verdade que a tosse e dor de garganta podem ser apenas indicadores de gripe, no entanto também são dois dos sintomas associados à Covid-19. Mais de metade, 52.2%, dos doentes relatam que esse foi um dos sintomas.
 
3 - Perda de olfato e paladar
 
Trata-se de um dos principais sinais de alerta de que pode estar ou ter estado infectado com o vírus, e como tal deve ser testado o mais rapidamente possível e manter-se em isolamento.
 
4 - Dor de cabeça
 
Se sofre regularmente de dores de cabeça, pode não ter notado diferenças, mas se não é o tipo de pessoa que sofre deste problema com frequência, então talvez já tenha estado infectado com o SARS-CoV-2. Estima-se que 70% de todos indivíduos diagnosticados com o novo coronavírus experienciem cefaleias.
 
5 - Problemas gastrointestinais
 
Diarreia e vômitos, são dois sinais menos conhecidos de Covid-19. Somente 4% dos doentes relatam estes sintomas sem padecerem dos outros sinais mais comuns da patologia, como tosse, febre ou dificuldades respiratórias.
 
(Fonte: Notícias Ao Minuto)